Gustavo Borges entra para Hall da Fama da Universidade de Michigan

 O nadador Gustavo Borges embarca na próxima semana aos Estados Unidos para receber mais uma importante homenagem relacionada à sua carreira / Foto: Luciano Finotti

São Paulo - O nadador Gustavo Borges embarca na próxima semana aos Estados Unidos para receber mais uma importante homenagem relacionada à sua carreira. Após entrar para o Hall da Fama da Natação, o ex-atleta receberá, no sábado (16), a condecoração da Universidade de Michigan, instituição que o medalhista olímpico defendeu por quatro anos. 
 
O brasileiro se formou em economia em 1995 e na piscina competiu nos principais eventos universitários do país, que são apontados como formadores dos maiores ídolos nacionais. Na tradicional National Collegiate Athletic Association (NCAA), o nadador ganhou dez medalhas: oito individuais e dois revezamentos.
 
"O Hall of Honor é o reconhecimento máximo na universidade que defendi durante quatro anos", disse Gustavo Borges, que foi eleito por um seleto comitê ao lado de outros dois alunos: Rob Lytle, do futebol americano, e Brendan Morrison, jogador de hóquei no gelo. "É um honra receber esse prêmio após ter representado tão bem a Universidade de Michigan. Foi mais um desafio na minha vida. Saí muito cedo de Ituverava para São Paulo e tive que conviver com as responsabilidades e a dificuldade de ser um atleta de ponta no Brasil. Nos Estados Unidos consegui conciliar os estudos com os treinos. Cresci muito como profissional e pessoa".
 
Além do Hall of Honor, Gustavo Borges foi o líder da equipe masculina de natação e de mergulho da faculdade. O brasileiro é um dos maiores atletas da história da Universidade de Michigan. Suas quatro medalhas olímpicas são as únicas da instituição nos Jogos. Durante o período como estudante de economia e atleta, o brasileiro recebeu 24 vezes o prêmio de All-American da NCAA em sua modalidade.
 
No ano passado, o diretor de esportes da Universidade, Dave Brandon, falou sobre a escolha. "Os atletas escolhidos se destacaram ao competir pela Universidade de Michigan e ajudaram a fazer as suas equipes mais fortes com dedicação, paixão e trabalho. Eles são merecedores da honraria, a mais alta distinção a um ex-aluno-atleta ou treinador".
 
Com uma carreira vencedora, Gustavo conquistou quatro medalhas olímpicas e teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos de Atenas/2004. No Pan, foram 19 medalhas em quatro edições. O ex-atleta ainda ganhou 31 medalhas em Copas do Mundo. No ano passado, foi imortalizado no Hall da Fama da Natação ao entrar para o seleto grupo dos maiores atletas mundiais de todos os tempos, igualando-se à lendária Maria Lenk, nomeada em 1988, os únicos dois brasileiros a ter esta distinção. 
 
Metodologia do campeão espalhada por todo o Brasil - Presente em mais de 230 estabelecimentos, 117 cidades de 20 estados do País, a Metodologia Gustavo Borges é referência no segmento. O método que ensina mais de 60 mil crianças, adolescentes e adultos a nadar pode ser aplicado em academias, escolas, repartições públicas, clubes e ONGs. "A metodologia é diferenciada, já que todo processo de aprendizado une capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Esses pilares são fundamentais no negócio e os pais dos alunos sentem confiança em colocar os filhos para nadar nesse método", revelou Gustavo Borges. "Nosso objetivo é ensinar a natação e a chegada ao alto rendimento no futuro é consequência", completa.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook