Gustavo Borges entra para o Hall da Fama de universidade americana

Gustavo Borges/ Foto: Divulgação

São Paulo - Após entrar para o Hall da Fama da natação, Gustavo Borges receberá mais uma importante condecoração internacional. O medalhista olímpico será homenageado, em fevereiro de 2013, pela Universidade de Michigan com o título de ‘Hall of Honor’. O ex-nadador, que se formou em economia em 1995, defendeu a instituição no National Collegiate Athletic Association (NCAA), ganhando dez medalhas em eventos universitários: oito individuais e dois revezamentos.

 
Além disso, o brasileiro foi o líder da equipe masculina de natação e de mergulho da faculdade. "Recebi a notícia que seria condecorado pelo Michigan Hall of Honor, reconhecimento máximo na universidade, que defendi durante quatro anos. Tenho muito orgulho de ser um Wolverine. Go Blue!", comemora Gustavo Borges, que foi eleito por um seleto comitê ao lado de outros dois alunos: Rob Lytle, do futebol americano, e Brendan Morrison, jogador de hóquei no gelo.
 
Gustavo Borges é um dos maiores atletas da história da Universidade de Michigan. Suas quatro medalhas olímpicas são as únicas da instituição nos Jogos. Durante o período como estudante de economia e atleta, o brasileiro recebeu 24 vezes o prêmio de All-American da NCAA em sua modalidade. "Os atletas escolhidos se destacaram ao competir pela Universidade de Michigan e ajudaram a fazer as suas equipes mais fortes com dedicação, paixão e trabalho. Eles são merecedores da honraria, a mais alta distinção a um ex-aluno-atleta ou treinador", afirma o diretor de esportes da Universidade, Dave Brandon.
 
O brasileiro foi imortalizado em 2012 no Hall da Fama da Natação. Gustavo entrou para o seleto grupo dos maiores atletas mundiais de todos os tempos. O medalhista olímpico está nas fileiras do International Swimming Hall of Fame, se igualando à lendária Maria Lenk, nomeada em 1988. História na modalidade Gustavo Borges tem de sobra. Além das quatro medalhas olímpicas, teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Atenas 2004. No Pan, foram 19 medalhas em quatro edições. O ex-atleta ainda ganhou 31 medalhas em Copas do Mundo. Está entre os 10 atletas latino-americanos mais destacados e faz parte do Comitê da Federação Internacional de Natação (FINA).
 
As medalhas olímpicas de Gustavo Borges:
 
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook