Gustavo Borges entrega prêmio a crianças em concurso sobre as Olimpíadas

Gustavo e Dulce / Foto:  Divulgação

São Paulo - O medalhista olímpico Gustavo Borges entrega neste domingo (28) os prêmios para as crianças que participaram do II Concurso Literário Infantil Espantaxim 2012, que envolveu alunos de todo Brasil de 7 a 12 anos. O evento está marcado para as 15h, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. O tema desta edição são as Olimpíadas, ambiente em que o nadador brilhou conquistando quatro medalhas e influenciando gerações. Mais de 1.010 redações e mensagens foram enviadas aos organizadores. O objetivo do concurso foi de incentivar escrita, leitura, prática de esportes e estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. O prêmio fez parte das comemorações aos 10 anos do Projeto Espantaxim, criado pela escritora e autora Dulce Auriemo.
 
Gustavo Borges fez o prefácio do livro e orientou as crianças e os jovens a nunca desistir do seus sonhos, sejam no esporte ou na vida. "No esporte, na música e na vida, os pequenos, a cada dia que passa, aprendem coisas novas e levam esse conhecimento para a vida adulta. São estimulados a todo instante pelo universo que os rodeia e cabe aos professores, pais e amigos ajudar a abrir portas para que as aptidões de cada um apareçam naturalmente, de maneira lúdica. Na natação não é diferente. Para se chegar a uma Olimpíada e subir ao pódio, é preciso descobrir desde cedo que estudo, dedicação, treinamento, respeito às regras e o jogo limpo fazem parte da nossa lição de casa. Os atletas são exemplos para todas as gerações e, quanto mais vencedores, mais talentos aparecem por se espelharem nos ídolos. Espero que meu exemplo ajude as crianças que fazem parte da maravilhosa Turma do Espantaxim. Não precisa chegar ao pódio olímpico para ser um vencedor. Seja um campeão na vida".
 
O medalhista olímpico Gustavo Borges aconselha os pais a colocar os bebês a partir dos 6 meses de idade na natação como primeira atividade ligada ao esporte de suas vidas. Estudos indicam que as aulas auxiliam os pequenos a ter mais equilíbrio, desenvolver a coordenação motora, fala e na socialização, além de ajudar no sono. 
 
Idealizador da metodologia que ensinou mais de 170 mil crianças e jovens a nadar, o ex-atleta caiu na água pela primeira vez aos 5 anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Hoje, o campeão das piscinas reforça que o método é diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Academias, escolas, repartições públicas, clubes e ONGs podem aplicar o sistema, que já está em mais de 230 estabelecimentos de 20 estados do País.
 
Gustavo Borges é cercado por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve o método de maneira profissional. A metodologia formou 5 mil professores em todo País nos últimos sete anos. E, todos os meses, os especialistas credenciados apresentam, pelo Brasil, ferramentas práticas e uma estrutura organizada de trabalho para facilitar a relação do gestor, coordenador, professor e aluno. 
 
As medalhas olímpicas de Gustavo Borges:
 
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook