Henrique Rodrigues conquista o índice olímpico para o Rio-2016

Henrique Rodrigues / Foto: Diego Pisante/Revista Sportyard

Santa Catarina - Henrique Rodrigues é mais um atleta da natação brasileira a conquistar o índice olímpico exigido pela Fina (Federação Internacional de Natação) durante o Brasileiro Sênior/Torneio Open Correios, primeira seletiva do país, que acontece nesta semana no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina.
 
Na manhã desta sexta-feira (18), o atleta do Esporte Clube Pinheiros nadou para 1min58s26 nos 200m medley, a prova que é sua especialidade. O índice para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 era de 2min00s28, pouco mais de dois segundos acima da marca de Henrique.
 
"É uma sensação muito boa conseguir o índice para minha segunda olimpíada. Nadei bem, tranquilo, e alcancei a marca, fico muito feliz. Agora à tarde quero encaixar uma parcial forte e acertar alguns detalhes técnicos", afirma Henrique.
 
A prova disputada nesta manhã foi válida pelo Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães. Com o melhor tempo, Henrique ficou na primeira posição da competição, à frente de Thiago Pereira, do Minas, que também cravou o índice olímpico, só que com o tempo um pouco acima, de 1min58s32. A terceira posição do Brasileiro Sênior ficou com Gabriel Ogawa, também do Pinheiros, 2min02s24, acima do índice.
 
Os oito melhores atletas da manhã, contando seniores e juniores, voltam à piscina à tarde para nadar a final do Open Correios, já que a prova também era válida como classificatória deste torneio.
 
Sobre o índice olímpico, vale lembrar que apenas dois atletas por país podem se classificar para uma prova no Rio 2016. Por enquanto, apenas Henrique e Thiago conquistaram o índice. Os outros atletas, porém, terão mais uma chance: no Troféu Maria Lenk, que acontece em abril de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Henrique já esteve na Olimpíada de Londres, em 2012, onde chegou até a semifinal dos 200m medley, com apenas 21 anos de idade. O curitibano também é o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos na prova. 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook