Jessica Cavalheiro nada o Maria Lenk em busca de vaga para o Mundial de Barcelona

Jessica Cavalheiro nada o Maria Lenk em busca de vaga para o Mundial / Foto: Divulgação

São Paulo - A nadadora Jessica Cavalheiro, tricampeã brasileira dos 200m livre, está pronta para conseguir uma vaga para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona (Espanha). A primeira chance da atleta do Sesi-SP será no Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu Maria Lenk 2013, principal competição da modalidade no País, que será disputada de segunda (22) a sábado (27), no Conjunto Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O índice exigido pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) para a distância é de 1min58s74. Outra possibilidade da medalhista pan-americana é entrar entre as quatro nos revezamentos 4x100m livre e 4x200m livre, já classificados.
 
Por isso, para atingir sua meta, a nadadora mineira Jessica Cavalheiro fez uma preparação intensa com o treinador Fernando Vanzella para conquistar a vaga. Além dos treinos diários voltados para o evento, a atleta participou do GP Series, na semana passada em Mesa, Arizona (Estados Unidos).
 
"Fiz os últimos ajustes para o Maria Lenk na competição nos Estados Unidos. Foi importante, pois competi em um nível muito alto, com a presença de medalhistas olímpicos e mundiais. Nadando perto deles consegui enxergar os meus defeitos, que certamente não serão repetidos na seletiva no Rio de Janeiro. Outro fato positivo é que as provas, no Arizona, região de deserto, exigiram bastante dos atletas, principalmente para respirar. Agora será ao nível do mar", relata Jessica Cavalheiro.
 
Além dos 200m livre no Maria Lenk, Jéssica terá mais três provas individuais (100m borboleta, 400m livre e 100m livre) e quatro revezamentos pelo Sesi-SP (4x50m /4x100m /4x200m e o 4x100m medley). "Vou buscar a vaga para o Mundial de Barcelona nos 200m livre. O objetivo é nadar abaixo da casa dos 2min00s. Nos 400m livre espero pegar uma medalha e ajudar minha equipe na tabela de classificação. Já nos 100m, a ideia é ficar entre as quatro melhores para nadar o revezamento na Espanha. Os 100m borboleta entram de maneira estratégia, apenas para não ficar muito tempo sem competir provas individuais", relata. 
 
A atleta do Sesi-SP participa da primeira prova do cronograma do Maria Lenk. E logo de cara será nos 200m livre, na segunda-feira (22). Os 400m serão na sexta-feira (26) e os 100m no sábado (27).
 
Sobre a nadadora - Jessica Bruin Cavalheiro tem 21 anos e é treinada por Fernando Vanzella, que também coordena a Seleção Brasileira da modalidade. Entre seus principais resultados estão: medalha de prata em Guadalajara/2011 no revezamento 4x200m livre e o tricampeonato brasileiro nos 200m, sua especialidade. Seu melhor tempo na distância é 2min00s99.
 
Nascida em Belo Horizonte (MG), Jessica deu as primeiras braçadas aos 3 anos e em pouco tempo já disputava competições. Em 2001, aos 10 anos, integrava a equipe do Minas Tênis Clube. No ano passado, a atleta mineira defendeu o Fluminense e agora faz parte de um projeto inovador voltado à natação feminina no Sesi-SP, sob o comando de Fernando Vanzella.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook