Leonardo de Deus se prepara na altitude com a seleção brasileira

Em busca do topo, Leonardo de Deus segue com a seleção Brasileira de Natação na dura escalada da altitude de Flagstaff / Foto: Divulgação
São Paulo - Há 2 meses da competição mais importante do ano em provas olímpicas, o Pan Pacific Championships, em Gold Coast, na Austrália, Leonardo de Deus embarcou na última segunda-feira, dia 30 de junho, para Flagstaff, no Arizona – Estados Unidos, para 21 dias de treinamento em altitude com a seleção brasileira. O objetivo principal é potencializar a capacidade física e fisiológica.
 
“O treinamento em altitude é essencial para o trabalho na natação, principalmente para atletas de provas de fundo e meio-fundo, pois conseguimos sentir a diferença na hora que estamos nadando. Sem contar que quando estamos nestes grandes centros especializados, ficamos mais concentrados e ainda temos equipamentos, softwares e aparelhos de avaliação que contribuem muito para melhorar a técnica”, falou Leonardo.
 
A importância deste tipo de treinamento influencia diretamente na fisiologia do atleta, uma vez que quando em altitude, com pouco oxigênio, o corpo se encontra em situação adversa e precisa se adaptar. Nesta situação, o organismo aumenta a produção de hemoglobina rapidamente, a qual transporta o oxigênio pelo corpo, e que é o combustível para o funcionamento do musculo. Quando o atleta volta ao nível do mar, ele melhora a capacidade pulmonar e, consequentemente, sua  resistência, pois o músculo ficará mais “abastecido” de glóbulos vermelhos, e isso melhora o desempenho fisiologicamente.
 
“Faz parte da vida de qualquer atleta de alto rendimento este tipo de trabalho e já estou preparado para subir a montanha”, finaliza Leonardo. Já visando as Olimpíadas do Rio 2016, Leo de Deus em 2014 vem buscando manter uma ótima regularidade em suas provas, e atualmente, é o sexto colocado na prova dos 200m nado borboleta do Ranking Mundial da Fina-Federação Internacional de Natação, e até o final do ano, busca o topo deste ranking.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook