Maria Lenk: mais dois índices para o Mundial Junior de Cingapura

Bruno Fratus / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - Dois jovens nadadores conquistaram índices para o Mundial Junior de Cingapura, nas eliminatórias da 5ª e penúltima etapa do Troféu Maria Lenk de Natação, na manhã desta 6ª feira (10/4). Rafaela Raurich, do Clube Curitibano, nos 400m livre, e Caio Pumputis, do Pinheiros, nos 200m medley, engordaram a lista da nova geração da natação brasileira. Rafaela já estava no time, com o melhor tempo dos 200m livre, mas Caio entrou no time agora. O Campeonato Brasileiro Absoluto/Taça Correios vai até o sábado, 11/4, na piscina do Fluminense.
 
Caio marcou 2m04s05, sete centésimos mais baixo do que o índice exigido para os 200m medley em Cingapura. Por ter nadado em observação, Caio não estará nas finais, mesmo tendo feito o sexto melhor tempo das eliminatórias. Para o Mundial de Kazan, o único nadador a ter índice nesta prova é Thiago Pereira, que nem nadou as eliminatórias. Seu tempo é do Torneio Open, em dezembro passado, 1m57s23. Na versão feminina da prova, somente as atletas do Pinheiros, Joanna Maranhão, para o Mundial de Kazan, e Gabriele Roncatto, para o Mundial Junior, já possuem índice de seletivas anteriores. Mas podem melhorar suas marcas já que estão classificadas para as finais da tarde, a partir das 17 horas.
 
Nos 400m livre, Rafaela Raurich fez 4m19s86 e classificou-se para Cingapura, para onde teria que fazer, 4m20s18. Com o nono tempo, Rafaela disputará a final B à tarde. Outra que ficou próxima e também estará na final B é Maria Paula Heitmann, do Minas Tênis, com 4m21s18. Mas o melhor tempo para o Mundial Junior ainda é de Gabi Roncatto, do Pinheiros, que não competiu. Ela tem 4m19s71 do Open 2014.
 
Nos 400m livre masculino, Leonardo de Deus, do Corinthians, não deu todo o gás e com 3m57s45 fez o quarto tempo. O melhor tempo ficou com Luiz Altamir, do Flamengo, 3m56s38.
 
"No Maria Lenk, consigo controlar o tempo de manhã sem usar toda a minha energia e nado mais concentrado, pensando na técnica. À tarde costumo abaixar o tempo como fiz nos 200m em que abaixei quatro segundos da manhã pra tarde. Quem sabe, como agora é o dobro, consigo abaixar oito segundos", brincou Leo de Deus, que nesta prova, pensa mais em ajudar o clube e melhorar seu recorde nacional, que lhe deu o índice para Kazan no Open 2014 (3m50s37) e talvez chegar na marca sul-americana (3m50s01), do venezuelano Ricardo Monastério desde o Pan de Santo Domingo/2003.
 
Já Cesar Cielo, do Minas Tênis, marcou o 2º tempo do dia nos 50m borboleta (23s65), prova em que é bicampeão mundial e tem o melhor tempo do planeta este ano, com 23s28, no campeonato Metropolitano de Belo Horizonte. Por enquanto, os únicos a conquistarem índices para Kazan, ambos no Open, foram Cielo e Nicholas Santos, com 22s91 e 23s01, respectivamente. A marca exigida é de 23s07. Nas finais da tarde, Nicholas, da Unisanta, sairá na raia 4, após fazer 23s62.
 
"Foi uma prova tranquila. Acredito que o Nicholas também deu uma segurada como eu fiz. Acho que vai ser um novo duelo hoje à tarde. Espero que dê pra fazer na casa dos 22 segundos e faça o maior número de pontos pro Minas ganhar a competição", afirmou. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook