Mr. Pan, Thiago Pereira mira medalhas no Open de Guaratinguetá

Thiago Pereira e sua medalha olímpica / Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

São Paulo - Depois das férias e de encerrar com chave de ouro mais um ciclo olímpico, o nadador Thiago Pereira retomou sua rotina de treinos e compete a partir desta quarta-feira (7) no 8º Torneio Open de Natação, em Guaratinguetá (SP), com grandes desafios para os próximos anos. 

Prata em Londres/2012 nos 400m medley, Thiago quer o pódio no Mundial de Barcelona, de 2013, quebrar o recorde de medalhas pan-americanas, e garantir o ouro olímpico no Rio/2016.O Open será disputado em piscina curta (25m) para apontar os últimos índices do Mundial de Istambul (Turquia), de 12 a 16 de dezembro. "Ainda não defini se vou para Istambul. O ano de 2012 foi muito desgastante por causa dos Jogos Olímpicos e não seria má ideia descansar para iniciar a temporada de 2013 com força total. Mas o meu desempenho nos treinamentos está me surpreendendo", conta o atleta, que viajou para os Estados Unidos e para sua terra natal, Volta Redonda (RJ), durante as férias.

No Open, Thiago Pereira nadará quatro provas individuais e os revezamentos com o Corinthians. A estréia será nesta quarta-feira, nas eliminatórias dos 200m medley, sua favorita. No mesmo dia, o nadador ajuda sua equipe no revezamento 4x50m livre. Na quinta-feira (8), será a vez de disputar os 100m borboleta e na sexta (9), o atleta encara o revezamento 4x100m livre. Thiago Pereira encerra sua participação no sábado (10) com uma pequena maratona. De manhã, ocorrem as eliminatórias dos 100m costas e 100m medley e à noite, além das finais, a disputa do revezamento 4x100m medley. As finais do Torneio Open serão disputadas a partir das 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

"Quero melhorar meus tempos e também ajudar o Corinthians a somar pontos na briga pelo título da competição. Será um teste para ver como estou em ritmo de competição", ressalta o nadador.

Mundial - Thiago Pereira já está garantido em quatro provas no Mundial de Piscina Curta: 100m medley (52s25), 200m (1min52s30) medley, 400m medley (4min01s91) e 200m borboleta (1min52s56), resultados alcançados em agosto, no Troféu José Finkel.

"A piscina curta é outra modalidade, pois são mais viradas e as provas são rápidas, exigindo bastante preparo e atenção. O atleta que usa bem os fundamentos na parte submersa, como as ondulações, tem vantagem. Estou intensificando essa técnica nos treinos com a equipe do P.R.O. 2016", revela o atleta patrocinado por Arena e Correios.

O nadador de Volta Redonda definiu uma meta para o próximo ano: subir ao pódio no outro Mundial, de piscina de 50m, em Barcelona, na Espanha. "A competição de 2013 será bastante diferente das últimas. Sem Michael Phelps e com novos nadadores, que sempre surgem nessa entressafra. O objetivo será brigar pelo ouro nos 200m medley e minha experiência de três olimpíadas pode fazer a diferença", reforça o atleta de 26 anos.

O nadador do Corinthians é o maior vencedor dos Jogos Pan-Americanos, com 12 de ouro. O objetivo em Toronto/2015 é ampliar a coleção de douradas e superar Gustavo Borges, ídolo da modalidade, com 19 pódios no total. Thiago Pereira soma 18.

"A motivação é sempre grande depois da medalha olímpica. Agora é um novo ciclo. Esse será especial, pois irei nadar em casa com apoio da torcida. Espero nadar bem no Pan e voltar ao pódio no Rio de Janeiro. Já comecei a trabalhar para isso", explica Thiago Pereira.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook