Nadadores brasileiros seguem brilhando nas finais em Dubai

Gustavo Louzada / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Dubai - Dando sequência a forte campanha brasileira no 4º Mundial de Natação, em Dubai, o Brasil esteve presente em mais três finais na noite desta quinta-feira, dia 29 de Agosto. 
Se afirmando cada vez mais como um dos destaques nas categorias de base, os atletas entre 14 e 18 anos, já somam uma medalha de prata e nove finais, superando bem antes do término da competição (sábado, dia 31/08) a campanha da edição anterior em Lima, em 2011, quando o país obteve no total um bronze e cinco finais. Na manhã desta sexta-feira serão mais dez nadadores representando as cores verde-amarelas nas eliminatórias das provas individuais, além do revezamento 4x100m livre feminino.
 
Gustavo Louzada garantiu o quarto lugar da final dos 50m costas. Com 25s93 o nadador registrou seu nome entre os melhores do mundo. Apenas três centésimos separaram Gustavo do pódio na disputa em que o russo, Grigory Tarasevich, venceu registrando o novo recorde do campeonato, 25s44.
 
"Estou muito feliz por ter nadado uma final do mundo e apesar de ter ficado por pouco. Sei que evoluí muito como nadador. Foi bom saber que eu estou mais rápido e vou usar isso na prova de 100m. Competir com os melhores é muito bom e aqui nós fomos analisando conhecendo os tempos de todos, para nas próximas competições poder enfim vence-los. A cada etapa nadada me senti mais maduro e isto foi muito importante", comentou Gustavo Louzada.
 
Nos 50m borboleta masculino, única semifinal da noite para o Brasil, Pedro Vieira registrou o tempo de 24s99 e ficou com a 15ª colocação. Mesmo sem melhorar sua marca pessoal, feita pela manhã, o atleta confessou guarda o melhor tempo para o revezamento 4x100m medley brasileiro, que encerra o Mundial.
 
"O tempo dos 50m poderia ter sido melhor, mas eu estou muito satisfeito. Não posso reclamar da competição. Até aqui o saldo é muito positivo. Conquistei a medalha nos 100m e minha melhor marca nos 50m. Agora é concentrar para o ‘reve’ de sábado que é muito importante para nós. Espero consegui nadar para o meu melhor e, quem sabe, conquistar mais uma medalha para o Brasil", analisou Pedro que encerra sua participação em provas individuais.
 
Na sequência foi a vez de Guilherme Ocampo nadar a final dos 50m livre masculino, a prova mais rápida da natação. Guilherme fez a melhor marca da sua vida, 22s48, que o levou a quarto lugar. Como o nadador conquistou sua vaga nadando o desempate pela manhã, ele foi o único da etapa há ter nadado o percurso duas vezes no mesmo dia, porém isto não o impediu de realizar seu melhor desempenho.
 
"Nadar para 22s48 foi sensacional. Estou muito feliz com a minha colocação. Fiquei perto de uma medalha, mas os tempos estavam muito fortes. De manhã eu já tinha alcançado meu objetivo, nadar 22s60, e conseguir fazer ainda melhor no mesmo dia só me incentiva mais. Estou muito orgulhoso de fazer parte deste grupo da natação brasileira que ainda esta crescendo. Tenho que agradecer o apoio de todos aqui, meus familiares e amigos que torceram por mim. O mundial foi sensacional e fechei minha participação com chave de ouro",  comemorou Guilherme Ocampo.
 
Fechando a noite o revezamento 4x200m livre verde-amarelo completou a prova com 7m25s78 e garantiu a 6ª colocação em mais uma final, a terceira da noite. Os brasileiros conseguiram melhor a marca feita pela manhã.
 
"Final é uma caixinha de surpresas e todas as raias ficam emboladas. Conseguimos baixar o tempo e aquele algo a mais que prometemos de manhã a gente colocou aqui agora. Estamos muito satisfeitos por sermos a equipe número seis do mundo", analisou Diego Stelzer.
 
Resultados do Brasil - Eliminatórias 4ª Etapa
 
50m Costas - 4) Gustavo Louzada - 25s93 (final)
50m Livre Masc - 4) Guilherme Ocampo - 22s48 (final)
50m Borboleta Masc - 15) Pedro Vieira - 24s99 (semifinal)
4x200m Livre Masc - 6) Brasil (Luiz Altamir Melo, Diego Stelzer, Bruno Gurian e João Cervone) - 7m25s78 (final)
 
Finais do Brasil em Dubai
 
100m borboleta - 2) Pedro Vieira - 53s76
50m Livre Masc - 4) Guilherme Ocampo - 22s48
50m Costas Masc - 4) Gustavo Louzada - 25s93
100m Peito Masc - 7) Pedro Cardona - 1m02s32
100m Costas Masc - 8- Vitor Santos - 55s66
200m Livre Masc - 8 - Luiz Altamir Melo - 1m49s93
Rev. 4x100m Livre Masc - 5) Brasil - Gabriel Santos, Pedro Spajari, Felipe Souza e Gustavo Louzada - 3m22s92
Rev. 4x200m Livre Fem - 5) Brasil - Viviane Jungblut, Nathália Almeida, Giovana Diamante e Andressa Lima - 8m18s53
Rev. 4x200m Livre Masc - 6) Brasil (Luiz Altamir Melo, Diego Stelzer, Bruno Gurian e João Cervone) - 7m25s78

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook