Natação encerra o ano em Istambul

Guilherme Guido / Foto: Satiro Sodré / AGIF

Turquia - O 11º Campeonato Mundial em Piscina Curta de Istambul que começa nesta quarta-feira, 12/12, com eliminatórias às 5h da manhã e finais a partir das 13h30 pelo horário de Brasília, fecha o ano para a natação. A competição vai até domingo, 16/12, e delegação brasileira conta com 19 atletas (8 mulheres e 11 homens) entre os 911 nadadores das 161 nações participantes.
 
Para a natação brasileira e também para as principais potências da modalidade o mundial de Istambul inaugura uma fase de transição, mesclando veteranos com nomes que já estão sendo postos á prova para o período que vai até 2016. No entanto, algumas estrelas muito conhecidas estarão na piscina do Sinam Erdem Dome como os medalhistas olímpicos Ryan Lochte (EUA), Ye Shiwen (CHN), Federica Pellegrini e Fabio Scozzoli (ITA), Laszlo Cseh (HUN) e Florent Manaudou (FRA).
 
Nicholas Santos, nos 50m borboleta, na sexta-feira, 14/12, é uma das grandes chances de medalha pra o Brasil que no primeiro dia de provas em Istambul terá nadadores em sete provas e com chances de finais. O primeiro a cair na água nas eliminatórias da primeira etapa será Vinícius Waked, na nona das 10 séries dos 200m livre. Em seguida virão os 100m costas, com Guilherme Guido na última das sete séries e Daniel Ozerchowski, na penúltima.
 
As mulheres estreiam com Fabíola Molina e Etiene Medeiros na sexta série dos 100m costas e depois entrará Beatriz Travalon, na última série dos 50m peito. As quatro provas seguintes são masculinas e com boas perspectivas para João Gomes Jr. e Felipe Lima, respectivamente, na nona e na décima série dos 100m peito.
 
Kaio Márcio compete na oitava das 10 baterias dos 100m borboleta e o time brasileiro de 4x100m livre, fecha as eliminatórias para o país com Guilherme Roth, Fernando Ernesto Santos, Leonardo Alcover e Vinícius Waked. João Gomes Júnior, que por pouco não integrou o time dos Jogos Olímpicos de Londres, disse que a vivência do ciclo olímpico que encerrou lançou as bases para ter mais sucesso nesta nova fase.
 
"Foi muito duro ficar de fora das Olimpíadas, mas passou. Uma coisa que acho que não posso repetir é o excesso de pressão muito cedo. Depois da última seletiva Olímpica, precisei de um tempo para reorganizar a cabeça e fui voltando aos poucos. Vivi um ciclo todo e faltou muito pouco para concluir da forma ideal, mas ganhei a experiência para viver tudo de novo, mas com um desfecho diferente e melhor", disse.
 
O recomeço pelo fim - Para a equipe técnica o Mundial de Istambul, apesar de estar encerrando um ciclo, também é o começo de uma nova metodologia de trabalho. Esta será a primeira competição em que Alberto Silva e Fernando Vanzella estão á frente, respectivamente, dos times masculino e feminino da seleção brasileira, ambos sob a supervisão do professor Ricardo de Moura.
 
Alberto Silva por muitos anos foi o principal treinador do Esporte Clube Pinheiros e atualmente prepara a equipe Pro 16, que tem Cesar Cielo Filho como o maior expoente, disse que o planejamento está sendo finalizado.
 
"O trabalho ainda está sendo planejado e será apresentado no início do ano que vem, quando a CBDA vai reunir numa clínica cerca de 80 atletas e 40 técnicos, mas já demos alguma noção do que está sendo pensado aos atletas que estão aqui. No meu caso vou dar continuidade a um trabalho que tem êxito e que é muito alinhado com o Ricardo de Moura (supervisor técnico de natação da CBDA) já há bastante. No tempo certo vão sair os critérios e todos os detalhes de como será a caminhada a partir de 2013", explicou.
 
Fernando Vanzella tem nas mãos o desafio de auxiliar a natação feminina na subida de patamar no cenário internacional.
 
"Já me reuni com as meninas que estão aqui e conversamos. Elas se sentiram bem e felizes por terem agora um olhar voltado para elas. É como o Alberto disse, estamos nos ajustes finais e ainda não é uma apresentação oficial do projeto, mas aqui já começamos a fazer alguns testes", disse.
 
Tradição em 25 metros - O Brasil tem uma história de sucesso na competição. Entre as 43 nações que já subiram ao pódio nas 10 edições anteriores, o país ocupa o 10º lugar com 23 medalhas (11 de ouro, sete de prata e 10 de bronze), tem quatro atletas entre os maiores medalhistas masculinos da competição - Gustavo Borges em 7º lugar com 10 pódios no total somadas as edições de 93, 95, 97 e 2002; Fernando Scherer, Cesar Cielo e Kaio Márcio empatados em 33º lugar com cinco medalhas cada um. Gustavo também é o brasileiro com mais medalhas de ouro nos Mundiais em Piscina Curta até hoje, com quatro vitórias no currículo.
 
A edição que teve mais brasileiros no pódio foi em 2010, em Dubai, quando a seleção voltou para casa com oito medalhas (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze) e o sétimo lugar no quadro de medalhas.
 
O Brasil participa do Mundial em Piscina Curta de Istambul com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.
 
Equipe Brasileira 
 
Homens - Leonardo Alcover, Kaio Márcio Almeida, João Gomes Junior, Guilherme Guido, Felipe Lima, Daniel Ozerchowski, Fernando Ernesto Santos, Guilherme Roth dos Santos, Nicholas Santos, Thiago Simon e Vinícius Waked.
 
Mulheres - Alessandra Marchioro, Beatriz Travalon, Daynara de Paula, Fabíola Molina, Flávia Delarolli Cazziolato, Etiene Medeiros, Larissa Oliveira e Tatiana Lemos.
 
Programa de provas
 
12/12 - Quarta-Feira - 200m livre masculino / 50m peito feminino / 100m costas masculino / 200m borboleta feminino / 100m peito masculino / 100m costas feminino/ 100m borboleta masculino/ 400m medley feminino/ 4x100m livre masculino/ 4x200m livre feminino
 
13/12 - Quinta-Feira - 100m livre feminino (Alessandra Marchioro e Larissa Oliveira) / 400m medley masculino / 50m borboleta feminino (Daynara de Paula)/ 50m livre masculino (Leonardo Alcover e Nicholas Santos)/ 100m medley feminino (Flávia Delaroli Cazziolato) / 4x200m livre masculino / 800m livre feminino
 
14/12 - Sexta-feira - 50m costas masculino (Guilherme Guido e Daniel Ozerchowski)/ 200m costas feminino/ 50m borboleta masculino (Kaio Márcio Almeida)/ / 400m livre masculino/ 200m medley masculino (Thiago Simon)/ 400m livre feminino/ 200m peito masculino/ 4x100m medley feminino.
 
15/12 - Sábado - 50m costas feminino (Fabíola Molina e Etiene Medeiros) / 100m livre masculino (Guilherme Roth dos Santos) / 100m borboleta feminino (Daynara de Paula)/ 100m medley masculino (Thiago Simon)/ 50m livre feminino (Flavia Delaroli Cazziolato e Alessandra Marchioro), 200m medley feminino / 50m peito masculino (João Gomes Junior e Felipe Lima)/ 4x100m livre feminino
 
16/12 - Domingo - 200m costas masculino/ 200m peito feminino (Beatriz Travalon)/ 200m borboleta masculino/ 200m livre feminino/ 4x100m medley masculino/ 1500m masculino.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook