Gustavo Borges é imortalizado nos EUA

Nadador venceu duas provas/ Foto: Satiro Sodré

EUA - A noite de sábado, dia 16 de Fevereiro, foi especial para o nadador Gustavo Borges, um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos. O medalhista olímpico recebeu o prêmio de Hall of Honor, uma espécie de Hall da Fama da Universidade de Michigan. 
 
O atleta defendeu a instituição norte-americana por quatro anos e se formou em economia em 1995. O nadador é considerado um dos principais atletas da história da faculdade. Além do brasileiro, o seleto comitê local premiou outros dois alunos: Rob Lytle, do futebol americano, e Brendan Morrison, jogador de hóquei no gelo.
 
"Foi uma cerimônia fantástica e inesquecível. Pude recordar experiências inesquecíveis na Universidade. Michigan tem uma grande tradição acadêmica e esportiva. Me sinto muito honrado com esse prêmio, pois sei que todo esforço e dedicação valeram a pena", disse Gustavo Borges. "Ter minha família prestigiando este momento mágico não tem preço". A esposa Barbara Franco Borges e os dois filhos do casal foram a Michigan acompanhar a cerimônia. 
 
Durante a viagem, Gustavo Borges deu palestras para alunos de natação e passou um pouco sua experiência dentro e fora das piscinas. Ícone da natação brasileira, Gustavo Borges é reconhecido nos Estados Unidos. Tanto que, na Universidade de Michigan, as toucas dele e do maior atleta olímpico da história, Michael Phelps, estão expostas lado a lado. 
 
"O Hall da Fama da Universidade mostra a preocupação dos norte-americanos com os ídolos. O prêmio é tradicional e tem todo suporte do departamento atlético da universidade", adiantou Gustavo Borges.
 
O brasileiro competiu nos principais eventos universitários do país, que são apontados como formadores dos maiores ídolos nacionais. Na tradicional National Collegiate Athletic Association (NCAA), o nadador ganhou dez medalhas: oito individuais e dois revezamentos. Durante o período como estudante de economia e atleta, Gustavo Borges recebeu 24 vezes o prêmio de All-American da NCAA em sua modalidade.
 
"É um honra receber esse prêmio após ter representado tão bem a Universidade de Michigan. Foi mais um desafio na minha vida. Saí muito cedo de Ituverava para São Paulo e tive que conviver com as responsabilidades e a dificuldade de ser um atleta de ponta no Brasil. Nos Estados Unidos consegui conciliar os estudos com os treinos. Cresci muito como profissional e pessoa".
 
Metodologia do campeão espalhada por todo o Brasil - Depois de encerrar a carreira, Gustavo criou um método de natação que é referência no País. A Metodologia Gustavo Borges está presente em mais de 230 estabelecimentos, 117 cidades de 20 estados brasileiros. O método que ensina mais de 60 mil crianças, adolescentes e adultos a nadar pode ser aplicado em academias, escolas, repartições públicas, clubes e ONGs. "A metodologia é diferenciada, já que todo processo de aprendizado une capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Esses pilares são fundamentais no negócio e os pais dos alunos sentem confiança em colocar os filhos para nadar nesse método", revelou Gustavo Borges. "Nosso objetivo é ensinar a natação e a chegada ao alto rendimento no futuro é consequência", completa.
 
Além das escolas credenciadas, o ex-atleta é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR).
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook