O primeiro Mundial dos jovens talentos das piscinas

Equipe feminina / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Rio de Janeiro - Tendo como meta principal integrar o grupo brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e 2020, 31 jovens brasileiros enfrentam seu primeiro Mundial FINA. A competição junior será realizada no Parque Aquático Hamdan, em Dubai, entre os dias 26 e 31 de agosto, com 873 nadadores, de 93 nacionalidades.
 
As meninas da delegação brasileira dão um show à parte. Se na edição anterior, em Lima 2011, a nadadora Carolina Bergamaschi foi a única representante, desta vez elas somam onze atletas se preparando para impulsionar esta categoria, com dedicação e entrosamento, como explica a nadadora mais jovem do time do Brasil, Fernanda Delgado, de apenas 15 anos.
 
- Aqui é muito mais do que cada um pensando na sua prova. O objetivo de todas é conseguir uma boa colocação para o Brasil, somando pontos para a equipe. Já nos conhecíamos de outras competições. As meninas são ótimas e a convivência é bem divertida. Eu ainda tenho outro Mundial Junior pela frente, mas aqui eu quero muito chegar a uma final. Está tudo muito legal e adorei a piscina- comentou Fernanda Delgado.
 
No masculino, o número de nadadores com índice para o Mundial de Dubai também é maior do que os 12 atletas que competiram em Lima,em 2011. Nesta edição asiática, serão 20 jovens prontos para defender as cores do Brasil. O nível técnico da competição também cresceu devido ao alto índice de comparecimento das fortes seleções de Estados Unidos e Japão.
 
- Nas primeiras edições alguns países não participaram com suas equipes principais por não acreditarem na importância de uma competição Mundial para os atletas mais novos. Somente depois que os nadadores que passaram pelo (mundial) junior foram ganhando destaques e se confirmaram como realidades nos mundiais adultos e Jogos Olímpicos, os principais times aderiram de vez à competição. Cabe a nós tirar o melhor da nossa seleção - analisou o treinador Fernando Possenti
 
As provas serão disputadas em eliminatórias, semifinais e finais nas provas com distância de 50 e 100 metros. Já as eliminatórias acima de 200 metros, serão finais.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook