Pedro e Vitor na decisão em Dubai

Pedro Cardona - finalista / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Dubai - Ao final do primeiro dia do 4º Mundial Junior de Natação o Brasil já confirmou vaga em duas finais masculinas, 100m costas e 100m peito, além de conquistar boas marcas nos revezamentos. A competição acontece no Hamdan Sport Complex, em Dubai, e segue até sábado (31/08).
 
Nos 100m costas masculino o nadador Vitor Guaraldo Santos conquistou a primeira vaga brasileira individual ao marcar 55s66 e ficar com o sexto melhor tempo das series semifinais. A decisão da prova do brasileiro acontecerá na noite desta terça-feira (27/08), a partir das 18h, horário local, sete a frente de Brasília.
 
"Assim como de manhã, por ser o meu primeiro Mundial, eu ainda entrei um pouquinho nervoso. Não sabia como os outros haviam nadado de manhã, só vi os tempos, mas não dava para saber se tinham nadado 100%. Acabei piorando um pouco o tempo da manhã, mas achei que foi uma boa prova. Agora é descansar ao máximo para a final e amanhã, quem sabe, buscar uma medalha", comentou Vitor
 
Ainda nos 100m costas, Gustavo Louzada ficou com o décimo melhor tempo, 56s01, sem alcançar a marca de 55 segundos que objetivou, mas saiu da prova contente com o trabalho realizado. "Consegui melhorar meu tempo, o que me deixa feliz, porque nadar muitas vezes assim no mesmo dia é difícil e cansa mesmo. Mas só pela experiência de nadar um Mundial está tudo muito bom" comentou Gustavo, que ainda nesta noite disputou o revezamento 4x100m livre.
 
Pedro Cardona foi o segundo nadador do Brasil a garantir uma final no segundo dia, desta vez nos 100m peito. Pedro abaixou sua marca feita na eliminatória e com 1m02s14 confirmou o quinto melhor tempo das series. "Hoje foi tudo muito bom. Acho que fiz um tempo forte e já deu para sentir uma boa evolução do que nadei mais cedo. De manhã estava mais cansado. Agora que já "quebrou o gelo" da estreia e amanhã vou nadar para uma medalha", analisou Pedro Cardona, que assim como Vitor, irá nadar a final na noite de amanhã.
 
No revezamento 4x100m livre masculino os atletas conseguiram baixar o tempo da equipe feito pela manhã para 3m21s35, conquistando o quinto lugar na disputa final. "Nós conseguimos baixar mais (o tempo) só que eles (os estrangeiros) conseguiram melhorar os tempos ainda mais também. Foi bom, nosso time ainda teve o desfalque do Matheus Santana, mas todos aqui estão de parabéns", comentou Gabriel Santos. O nadador Matheus Santana ficou fora da competição por problemas de saúde.
 
As meninas do 4x200m livre também melhoraram seus tempos individuais é garantiram o sexto melhor tempo do mundo, com 8m16s58. As meninas conseguiram uma melhora de quase dois segundos em relação ao tempo da manhã (8m18s53). "Aqui não faltou esforço de ninguém, demos aqui tudo que tínhamos de melhor. Ainda não foi o suficiente para alcançar um pódio, mas estamos treinando muito e valeu bastante pela experiência", comentou Giovanna Diamante.
 
Natália de Luccas ficou com o décimo tempo das eliminatórias dos 100m costas, com 1m02s43. Natália também melhorou seu tempo e agora já está focada para as demais sete provas que ainda irá nadar na competição. "Eu estou bem satisfeita, entrei com o 15º tempo e consegui melhorar agora à tarde. Para estreia está muito bom e agora preciso conseguir soltar a musculatura e me preparar para as próximas provas", comentou Natalia que enfrentará seu próximo desafio já na etapa desta terça-feira, com as eliminatórias dos 100m livre.
 
Amanhã teremos mais 11 nadadores brasileiros em ação, ou seja, ao menos um em cada prova individual, além do revezamento 4x100m medley misto. As eliminatórias terão início às 10h da manhã, horário local.
 
Resultados do Brasil
 
100m Costas Masc - 6) Vitor Guaraldo Santos - 55s66 (final) / 10) Gustavo Louzada - 56s01
100m Peito Masc - 6) Pedro Cardona - 1m02s14 (final)
100m Costas Fem - 12) Natalia de Luccas - 1m03s31
Rev. 4x100m Livre Masc - 5) Brasil - Gabriel Santos, Pedro Spajari, Felipe Souza e Gustavo Louzada - 3m21s35
Rev. 4x200m Livre Fem - 6) Brasil - Viviane Jungblut, Nathália Almeida, Giovana Diamante e Andressa Lima - 8m16s58
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook