Pedro Vieira é prata nos 100m borboleta em Dubai

Pedro Vieira comemora em Dubai  / Foto: Satiro Sodré/CBDA

Dubai  - A primeira medalha brasileira no 4º Mundial Junior de Natação veio dos 100m borboleta, com Pedro Vieira, na noite desta quarta-feira, 28/08. A primeira nesta edição, mas o pódio de Pedro é o nono do Brasil na história da competição (ver abaixo). O tempo 53s76 o levou ao segundo degrau mais alto do pódio, atrás somente do japonês Takaia Yasue. 
 
Em uma noite memorável o Brasil ainda garantiu presença em mais uma final na noite de amanhã (Quinta, 29/08), 50m costas, e pode conseguir a segunda caso Guilherme Ocampo vença o desempate na prova dos 50m livre que acontece nas eliminatórias que começam às 5h da manhã no Brasil. As finais serão a partir das 11h de Brasília.
 
"Não sei como descrever a sensação de ficar em segundo lugar em Campeonato Mundial. Foi o que eu planejei ontem, queria estar feliz hoje e consegui. Vinha gostando do meu tempo e hoje eu fui pro tudo ou nada, arrisquei um pouco mais na passagem e deu certo. Sabia que vinha treinando bem, procurei não pensar em tempo e só queria bater na frente. Vinha conquistando as melhores voltas, arrisquei mais no começo e confiei que iria voltar bem. Tenho um orgulho enorme de representar o Brasil. A nossa natação vem crescendo muito. Eu só tenho a agradecer a todos que me apoiam. Estou sem palavras para descrever tudo que estou sentindo", comentou Pedro.
 
O supervisor técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura, não está em Dubai, mas vibra com os resultados da delegação até o momento e chama a atenção para alguns detalhes. "O número de finais mostra que o planejamento foi acertado. Analisando os resultados da competição vejo que o mundo está apresentando novos nomes, mas nós também. Estamos evoluindo e isso abre perspectivas muito boas. Uma coisa interessante de se observar é que a vários nadadores estrangeiros que se destacaram no Torneio Multinations (competições européias em que o Brasil participa como convidado há 20 anos) estão brilhando também no Mundial e nossos atletas já tinham a experiência de competir com eles. Isso mostra que a estratégia adotada pelo Brasil há muitos anos é eficaz", analisou.
 
Este ano, Pedro Vieira ganhou três medalhas de prata no Torneio Multinations de Kiev, na Ucrânia, nos 50m e 100m borboleta e 4x100m medley. Na primeira prova com brasileiros da noite, os 50m livre, Guilherme Ocampo empatou com o canadense Yuri Kisil, com 22s81, na oitava posição e a disputa foi para o desempate. A prova que decido o futuro da disputa será realizada na manhã desta quinta-feira, 28/8. "Me senti melhor na prova agora e consegui igualar o meu melhor tempo. Fiquei com o quinto tempo da minha serie e agora vou me esforçar muito neste desempate", comentou Guilherme.
 
Ainda nos 50m livre masculino, Jackson Candido ficou na décima colocação 22s82 empatado com o grego Fotio Mylonas. Emocionado Jackson relembrou da infância como nadador no interior de São Paulo, em que não havia muito estrutura para o seu desenvolvimento, e comemorou sua afirmação entre os melhores na sua categoria "Estou muito feliz por feito o meu melhor resultado. Pena que foi por pouco, um centésimo, que não entrei na final. Eu estava na raia oito e só pensei em dar o meu melhor. Estou muito satisfeito com 22s82, foi uma melhora muito significativa. Agora vamos torcer para o Guilherme" desabafou Jackson.
 
Dos 50m costas, veio a classificação brasileira para mais uma decisão, com Gustavo Louzada. O nadador fez o percurso em 25s87 e garantiu sua vaga na final com o melhor tempo. "Estou surpreso com os 50m costas, nunca tinha dado essa prova e pela minha frequência de braçadas eu não me sentia atleta rápido, mas agora vou ate repensar a estratégia da prova de 100 costas. Amanhã é "partir pra cima", se espelhar no Pedro e nadar tudo, não tenho nada a perder", comentou Gustavo que disputa a final dos 50m costas na noite desta quinta-feira.
 
Vitor Guaraldo Santos, segundo nadador do Brasil na etapa, ficou com o décimo melhor tempo do mundo, com 26s29. Com os resultados da série forte, Brandonn Almeida, representante brasileiro nos 800m livre terminou com 10ª posição, com 8m07s69. O revezamento 4x100m livre misto foi desclassificado da disputada devido ao escape do primeiro nadador da equipe, Pedro Spajari.
 
MUNDIAL JÚNIOR DE NATAÇÃO - MEDALHAS DO BRASIL
 
OURO
Rio 2006 - Leonardo Guedes - 50m costas
 
PRATA
Rio 2006 - Leonardo Guedes - 100m costas
 
Rio 2006 - Cândido Silva Júnior - 50m borboleta
 
Rio 2006 - Alan Silva, João de Lucca, José Rezende Neto e Marcelo Monteiro - 4x200m livre
 
Monterrey 2008 - Etiene Medeiros - 50m borboleta
 
Dubai 2013 - Pedro Vieira - 100m borboleta
 
BRONZE
Rio 2006 - Leonardo Guedes, Maurici Pereira Filho, Frederico Castro e Alan Silva - 4x100m medley
 
Monterrey 2008 - Marcos Macedo, João de Lucca, Renner Lima e Henrique Rodrigues - 4x100m livre
 
Lima 2011 - Arthur Mendes Filho - 100m borboleta
 
Resultados do Brasil -3ª Etapa
 
50m Livre Masc - 8 - Guilherme Ocampo - 22s81 / 10) Jackson Candido - 22s82
100m Borboleta - 2) Pedro Vieira - 56s17 (final)
 
50m costas Masc - 1) Gustavo Louzada - 25s87 (semifinal) / 10) Vitor Guaraldo Santos - 26s29
 
Rev. 4x100m Livre Misto - 4) Brasil (Pedro Spajari, Gabriel Santos, Natália de Luccas e Giovanna Diamante) - Desclassificado
 
800m Livre Masc - 10) Brandonn Almeida - 8m07s69

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook