Pentacampeão olímpico, Ian Thorpe se declara homossexual

Ian Thorpe e o entrevistador da TV australiana, Michael Parkinson / Foto: Divulgação / Channel 10 / Tom Jenkins

Rio de Janeiro - O nadador Ian Thorpe, de 31 anos, revelou em entrevista a um programa inglês que é homossexual, de acordo com matéria do jornal australiano "The Daily Telegraph". A publicação afirma que a reportagem irá ao ar neste domingo, 13.

O australiano, dono de cinco medalhas de ouro olímpicas em Sydney 2000 e Atenas 2004, vem enfrentando uma série de problemas nos últimos anos. Fora das piscinas, ele chegou a ser detido em seu país, "desorientado", de acordo com uma emissora local. O atleta foi encaminhado ao hospital. Além disso, Thorpe passou por uma reabilitação após problemas com drogas e alcoolismo. 

Sua orientação sexual, entretanto, não era confirmada por ele. "O que mais me machuca sobre isso é as pessoas questionando a minha integridade e o que eu digo. Essa é a parte que acho dolorosa, e isso é algo que me deixaria envergonhado e que eu esconderia", deixou claro o nadador em sua biografia lançada em 2012. 

Com a reportagem do periódico australiano veiculada neste sábado, outro atleta gay comentou o assunto. Saltador conterrâneo de Thorpe e que se declarou homossexual há seis anos, Matthew Mitcham espera respaldo da opinião pública neste novo caso. 

"Eu entendo totalmente como esse processo tem sido difícil para ele. Eu realmente espero que isso lhe dê paz e que a impresa e o público lhe respeitem da mesma fofrma maravilhosa que me apoiaram em 2008. O público australiano e a imprensa têm uma oportunidade maravilhosa para dar um exemplo para as crianças sobre a posição do Ian", comentou. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook