Poliana bate recorde brasileiro de 12 anos

  Poliana Okimoto, recorde brasileiro dos 1500m livre / Foto: Satiro Sodré / SSPress

São Paulo - Depois de ouro, prata e bronze no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, no final de julho, Poliana Okimoto, do Minas Tênis, derrubou o recorde brasileiro dos 1500m livre que durava 12 anos, na noite de segunda-feira, dia 12 de Agosto, primeiro dia de finais do Troféu José Finkel, que está sendo realizada na piscina do Corinthians.
 
Poliana fez 16m26s90 contra os 16m32s18 que pertenciam a Nayara Ledoux Ribeiro desde 2001. Com este tempo feito no Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Fukuoka, há 12 anos, Nayara foi a primeira brasileira finalista na maior competição da Federação Internacional de Natação - FINA.
 
"Sinceramente eu não esperava bater esse recorde. Depois do Mundial tive muitos compromissos, com clube, patrocinador, imprensa e perdi muitos treinos. Vim aqui pensando em ajudar o Mianas nos pontos. Jamais imaginava bater esse recorde depois de uma competição difícil como o Mundial, foram 20km de provas. Para piscina a gente precisa de muito mais ritmo para nadar piscina. Acho que meu técnico (o marido Ricardo Cintra) está de parabéns de novo porque neste curto espaço de tempo, duas semanas, conseguiu me dar ritmo para nadar bem aqui. Esse é um momento especial da minha carreira. As provas de piscina são muito mais potência muscular, por isso é tão difícil fazer as duas coisas bem. Se Deus quiser ainda tem mais coisa aí pela frente. Ano que vem não vai ter Campeonato Mundial de Maratonas e aí quem sabe eu consiga dar um pouco mais de atenção a piscina e diminuir ainda mais este tempo", analisou Poliana.
 
Nicolas Oliveira, do Minas Tênis, foi à semifinal do Mundial de Barcelona nos 200m livre e na final desta segunda-feira, com 1m48s40 bateu o recorde de campeonato da prova que pertencia a Rodrigo Castro, também do Minas desde 2009 (1m48s46). "O tempo até que foi bom, mas o importante é marcar ponto e eu já comecei bem com esse recorde", disse Nicolas.
 
Manuella Lyrio, do Pinheiros, também recém chegada do Mundial de Barcelona, venceu os 200m livre com 2m01s32. Na Espanha, Manu bateu o recorde sul-americano da prova (1m59s52).
 
Sem Etiene Medeiros, do Sesi/SP, que teve uma indisposição e não competiu, Natalia de Luccas, do Corinthians, venceu a disputa de 100m costas (1m02s46). Natália está de malas prontas para viajar na próxima segunda-feira, 19/08, para o Campeonato Mundial Júnior de Dubai, de 26 a 31/08.
 
Leonardo de Deus, do Corinthians, nadando em casa venceu os 100m costas (55s29) e disse que se sentiu na Pacaembu. No último Mundial dos Esportes Aquáticos Leonardo foi à final dos 200m borboleta."Me senti como se estivesse no Pacaembu, com a torcida gritando ‘Corinthians’. É a primeira vez que eu senti isso e quando caí na água pensei que tinha que ganhar aqui. Não podia deixar ninguém ganhar na minha casa. É uma energia muito boa e estou muito feliz de vencer esta primeira prova na competição, que não é minha especialidade. O Mundial (Barcelona) foi a melhor competição da minha vida não só em tempo, mas em estrutura porque foi a primeira final em Mundiais e agora que senti essa sensação nunca mais quer sair das finais. A seleção está no caminho certo e vem uma renovação muito boa. O Thiago e o Cielo continuam ganhando medalhas e nós, que estávamos ali no intermediária estamos começando a crescer", disse Leo.
 
Recordes fazem Minas Tênis sair na frente - O Minas Tênis Clube saiu na frente na disputa do Troféu José Finkel 2013. O clube de Belo Horizonte, turbinado com os pontos dos recordes de Nicolas Oliveira e Poliana Okimoto e os pontos dobrados do ouro nas duas provas de revezamento 4x50m livre está com 456 pontos, seguido não muito de longe pelo dono da casa, o Corinthians, com 423. O Pinheiros é o terceiro colocado, com 285 pontos.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook