Quatro medalhas e queda do recorde mais antigo do Sul-Americano

Raphael de Oliveira  / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Paraguai - As finais na segunda noite do Campeonato Sul-Americano de Natação trouxeram para o Brasil mais quatro pódios e três novos campeões sul-americanos. Isto porque Fabio Santi, Luiz Altamir e Raphael Oliveira conquistaram suas primeiras medalhas de ouro na competição absoluta, nesta quinta-feira, 31/03.
 
Entre os quatro recordes da noite, a nova marca dos 200m costas, feita por Fabio Santi, derrubou o recorde mais antigo do campeonato , feito por Rogério Romero, em 2000. Após a segunda etapa, o Brasil segue a frente na pontuação, ao somar 191 pontos. A Argentina aparece em segundo, com 172 e a Colômbia em terceiro, 104 pontos.A competição no Paraguai segue até domingo, dia 03/04.
 
Em umas das disputas mais emocionantes da noite, os 200m costas entre homens, Fabio Santi, com 1m59s47, não só conquistou o ouro, como fez cair o recorde mais antigo do campeonato. Fabio derrubou a marca feita por Rogério Romero (1m59s77) em 2000, na edição de Mar del Plata. O nadador de 27 anos está em busca do índice olímpico nesta prova e classificou esse resultado como muito positivo.
 
- Não estava me sentindo bem antes da prova, mas consegui me superar. Nesta fase de treinamento eu queria nadar na casa de 1m59s e deu certo. Cheguei perto do meu melhor tempo (1m59s38) feito no Open de 2015 e conquistei este ouro tão esperado. Agora precisamos manter o foco no treinamento, melhorar esse tempo e buscar essa vaga no Troféu Maria Lenk - analisou Fabio Santi.
 
Leonardo de Deus, com 2m01s14, garantiu a quarta colocação. Leo, que também se prepara para o Maria Lenk, alcançou o índice olímpico desta prova ao marcar 1m57s43, no Torneio Brasileiro/Open, em dezembro de 2015. No feminino, Natalia de Luccas ficou muito próxima do pódio, mas com 2m15s41 conquistou a quarta colocação, seguida pela também brasileira, Gabriela Mello, com 2m18s24, em quinta. A prova que teve novo recorde de campeonato, 2m13s47, foi vencida pela a argentina Andrea Berrino.
 
Nos 400m livre, Luiz Altamir com um excelente final de prova garantiu o ouro, com 3m51s33, e também conquistou sua primeira vitória em Sul-Americanos absoluto. Luiz Altamir, de 19 anos, que está em fase final de preparação para o Troféu Maria Lenk, não ficou distante do tempo (1m57s43) que lhe dá, hoje, uma vaga para disputar esta prova no Rio 2016. 
 
- Trabalhamos muito a parte final da prova, que é meu ponto forte, e fizemos a estratégia de não deixar ninguém abrir muito no começo. O resultado foi ainda melhor do que esperávamos, mas é tudo fruto do nosso treinamento diário. Ainda estamos começando o polimento e hoje fiquei bem confiante e acredito que virão coisas boas para a gente, já no Maria Lenk. A sensação de subir ao pódio e ouvir o hino é sensacional, não vou esquecer - comentou Luiz Altamir.
 
Giovanny Lima, de 19 anos, um dos estreantes em seleções absolutas, ficou com a sexta colocação dos 400m livre, com 3m56s30.
 
Na prova feminina dos 400m livre, Manuella Lyrio, com 4m10s62, garantiu a única medalha de prata brasileira da etapa e somou a sua terceira na competição. "Estou gostando bastante dos meus resultados, tanto os de ontem como o de hoje. O mais importante é que o Maria Lenk está chegando e estamos com um bom nível de competitividade". Bruna Primati, com 4m15s10, conquistou a quarta colocação para o Brasil.
 
Nas primeiras provas da etapa, os 50m peito, Raphael Oliveira conquistou o primeiro ouro da noite e seu segundo na competição. Com esta vitória, o Brasil garantiu a hegemonia da prova e conquistou seu oitavo ouro consecutivo, pois as disputas não olímpicas de 50 metros foram introduzidas no programa sul-americano em 2000. Henrique Barbosa, com 28s86, ficou na oitava posição. Entre as mulheres, Pamela Alencar conquistou o quinto lugar, 33s64.
 
Na última disputa da noite, o revezamento 4x100m medley misto, o Brasil foi desclassificado. O ouro ficou com a Argentina, prata com o Paraguai e bronze com a Venezuela.
 
As eliminatórias desta sexta-feira, 1º de Abril, terá início as 9h30, no horário local (10h - hora de Brasília).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook