Rival de Cesar Cielo nada no Rio de Janeiro o Desafio Piraquê Raia Rápida

Nadador Fred Bousquet - um dos favoritos do time francês   / Foto: Divulgação Raia Rápida

Rio de Janeiro - Brasil, Austrália, Estados Unidos e França, quatro forças da natação mundial que, juntas, somam mais de 750 medalhas olímpicas e contam com os nadadores mais velozes do planeta, têm um encontro marcado. O evento é o Desafio Piraquê Raia Rápida. 
 
A cidade, o Rio de Janeiro. O dia, 29 de setembro. E para tornar este encontro ainda mais atraente, a competição contará com um formato onde a emoção tem lugar privilegiado – serão 13 provas disputadas em um intervalo de apenas uma hora, com início às 9h. A competição será disputada na piscina do Mourisco, sede de esportes aquáticos do Botafogo.  “O Desafio Piraquê Raia Rápida apresenta um esporte tradicional e querido pelos brasileiros de uma maneira divertida e cheia de emoção”, declara Pedro Rego Monteiro, diretor da Effect Sport, empresa responsável pela organização do Desafio Piraquê Raia Rápida 2013. 
 
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da etapa seguinte, até que restem apenas dois nadadores na final de cada modalidade. A equipe vencedora da primeira fase em cada estilo soma 4 pontos, a segunda colocada, 3 pontos e a terceira colocada soma 2 e última soma 1 ponto nesta primeira fase. Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do Desafio, que é a prova de Revezamento Medley. A equipe vencedora desta prova soma 8 pontos, a segunda colocada, 6, e a terceira colocada, 4 e última soma 2. A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã do Desafio Piraquê Raia Rápida 2013.
 
Diferente de 2012, quando os Estados Unidos foram os vitoriosos, o Desafio Piraquê Raia Rápida contará não só com a competição por equipes, mas, também, com a categoria individual. No total, serão distribuídos 100 mil reais em premiação.
 
Um verdadeiro encontro de feras -  Países que são potências nas piscinas e o formato eletrizante que fará o torcedor ter que piscar um olho de cada vez já seriam suficientes para tornar o Desafio Piraquê Raia Rápida um evento imperdível. Mas o que está bom fica ainda melhor quando os atletas presentes são listados.
 
No estilo borboleta, Nicholas Santos (Brasil) é o atual líder do ranking mundial nos 50m, Eugene Godsoe (EUA) e Fred Bousquet (França) foram, respectivamente, prata e bronze no último Mundial, e Matt Target (Austrália) tem duas pratas em Mundiais – 2009 e 2011.
Quando o assunto é o nado costas, Daniel Orzechowski (Brasil) foi o líder do ranking mundial na distância 50m em 2012, Adam Mania (EUA) e Daniel Arnamnart (Austrália) possuem vitórias nacionais no estilo e Florent Manadou (França), atual campeão olímpico nos 50m livre e mundial no revezamento 4x100m livre, se coloca com uma das maiores estrelas do evento.
 
Os grandes destaques do estilo peito são Christian Sprenger (Austrália) e Giacomo Perez-Dortona (França): o australiano conquistou, simplesmente, o ouro nos 100m peito no Mundial 2013 e a prata nos 100m peito nos Jogos de Londres 2012, enquanto o francês, no mesmo mundial, foi campeão no 4x100m Medley. João Junior (Brasil), finalista nos 50m peito no último mundial, e Mike Alexandrov (EUA), que participou de duas Olimpíadas, completam o startlist.
 
No mais rápido dentre os estilos, o livre, o Brasil ainda não definiu quem enfrentará as feras Josh Schneider (EUA), recordista americano dos 50m livre em piscina curta, Matt Abood (Austrália), campeão mundial do 4x100m livre em 2011, e Fabien Gilot, atual campeão olímpico e mundial no revezamento 4x100m livre.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook