Seis medalhas e mais recordes para o Brasil

Luiz Altamir Melo   / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Paraguai - O Sul-americano Absoluto de Natação, disputado em Assunção, no Paraguai, chegou à metade e a seleção do Brasil segue na liderança parcial, com 255 pontos. Em segundo, vem à Argentina, com 234, seguida pela Venezuela, com 144 pontos. Entre os destaques da etapa, estão Etiene Medeiros e Luiz Altamir, com mais dois ouros e recordes para o Brasil.
  
Na sexta-feira, 01/04, os brasileiros conquistaram mais seis medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze. Restando mais dois dias de torneio, o Brasil já soma 24 medalhas. As eliminatórias deste sábado terão início as 9h30, no horário local (10h30 - hora de Brasília).
 
A competição começou a mil por hora. Logo na primeira decisão, Etiene Medeiros nadou os 50m livre, em 24s80 e garantiu seu primeiro ouro sul-americano desta prova. Etiene ainda bateu o novo recorde do campeonato ao superar a marca da brasileira Flávia Delaroli (22s25), feito em 2008.
 
"Eu adoro competir e estou muito feliz em estar aqui. Essa competição faz parte do nosso planejamento e resultados estão sendo bons, dentro do planejado. Eu estou me sentindo forte, hoje poderia ter saído melhor, mas 50m é sempre detalhe. Nadar na casa dos 24 (segundos) é sempre muito bom. O resultado dos 100m costas também foi muito bom, até me surpreendi. Mas, ainda estou na metade da competição e quero me concentrar para continuar bem", comentou Etiene. A atleta volta à piscina na manhã deste sábado, 02/04, para as eliminatórias dos 100m livre e 50m costas.
 
Em mais uma dobradinha de ouro e prata brasileira, Graciele Herrmann conquistou a segunda colocação, com 25s37. Ambas nadadoras possuem índices para representar o Brasil nos 50m livre, no Rio 2016, até o momento, pelos tempos feitos no Torneio Brasileiro/Open, em dezembro de 2015. A definição da equipe brasileira está próxima e virá no Troféu Maria Lenk de Natação, 15 a 20 de abril.
 
" Sei que ainda dá para melhorar muita coisa. Hoje o início da prova não foi muito bom, a frequência não encaixou muito bem, mas eu gostei do final da prova. Eu gosto de ter uma competição antes do torneio maior e estou bem confiante para fazer um bom Maria Lenk", disse Graciele. A nadadora ainda fechou o revezamento 4x100m livre misto, última prova da etapa, em que o Brasil garantiu mais um ouro. "Eu adorei conquistar esse ouro do revezamento. Essa prova é muita pressão, mas pressão positiva. A energia dessa prova é muito boa", completou.
 
No masculino, o argentino Federico Grabich, com 22s55, levou a melhor e teve ao lado no pódio o compatriota Guido Buscaglia, cm 22s58. O bronze ficou com Christian Quintero, da Venezuela, com 22s77. Os brasileiros Alan Vitória e Pedro Spajari melhoraram as marcas que fizeram nas eliminatórias da manhã, mas terminaram na quarta e quinta colocações, com 22s80 e 22s96, respectivamente.
 
Foi na decisão 200m borboleta que um dos estreantes brasileiro na competição. Luiz Altamir Melo, garantiu sua segunda medalha de ouro sul-americana, ao registrar o tempo de 1m58s59. Na noite anterior, Luiz Altamir faturou o título dos 400m livre. "A prova foi bem equilibrada e consegui manter a nossa estratégia de parciais bem próximas dos outros nadadores. Uma virada não saiu legal, mas a etapa foi muito boa para nossa fase de treino", analisou Altamir.
 
Com 19 anos, Luiz Altamir, que já possui índice olímpico dos 400m livre, busca também a vaga nos 200m borboleta, prova em que foi quinto colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude (2014) e no Campeonato Mundial Junior da FINA (2013). "Acho que não existe sensação mais gratificante para um atleta do que subir ao pódio e ouvir o hino nacional. Hoje vejo que as colocações nas competições internacionais anteriores me motivaram ainda mais a continuar trabalhando forte".
 
Ainda nos 200m borboleta, Leonardo de Deus, único brasileiro com índice olímpico desta prova, ficou com a medalha de bronze, com 1m59s63.
 
No revezamento 4x100m livre misto a equipe do Brasil conquistou o ouro e fez a nova melhor marca do campeonato, com 3m30s98. A equipe brasileira foi formada por Alan Vitória, Pedro Spajari, Manuella Lyrio e Graciele Herrmann, nesta ordem.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook