Sesi vai a Palhoça em busca de índices na primeira seletiva olímpica

Etiene Medeiros / Foto: Reprodução / Globoesporte

Santa Catarina - Desta quarta-feira (16) até sábado (19/12), no parque aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), 18 nadadores do Sesi-SP, entre eles Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Jéssica Cavalheiro e Giovanny Lima, medirão forças contra outros destaques nacionais no 25º Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no 11º Torneio Open Correios-CBDA.
 
A equipe, comandada pelos técnicos Fernando Vanzella e Fernando Possenti, tentará os índices estipulados para obter uma vaga no time que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Na natação feminina, o objetivo é disputar a primeira colocação geral, assim como na edição passada.
 
“Hoje nós temos na equipe três meninas seniores que já estiveram na seleção adulta esse ano. A Etiene e a Daynara em provas individuais e a Jiba no revezamento 4x200. A ideia é manter essas três atletas na seleção. Elas vêm bem, num processo de maturidade e desenvolvimento, prontas para este momento. E a gente tem uma geração mais nova chegando agora, com Giovanny Lima, Bruna Primati, Giovanna Diamante e outras meninas que estão evoluindo, que são da categoria júnior e podem surpreender pelo fato da maturidade e crescimento”, comentou Vanzella.
 
De olho no calendário olímpico, o Sesi-SP investiu no treinamento do grupo de atletas. Em 2015 foram três ações internacionais, com treinamento em altitude e os Grand Prix de Santa Clara e de Minneapolis, ambos nos Estados Unidos, onde tanto as seniores como as atletas juniores participaram dos processos para obterem bagagem e experiência.
 
Vanzella espera que tudo o que foi trabalhado ao longo do ano contribua para um bom resultado. Além de fechar o calendário de 2015, o treinador acredita que o fato de servir como uma seletiva dará uma pitada extra de tensão nos atletas.
 
“Com o Open nós estamos praticamente iniciando as olimpíadas, porque é agora que começa a definição das pessoas que representarão o Brasil daqui a meses no Rio de Janeiro. É uma competição que encerra o nosso calendário de 2015, então tem uma importância grande. Acredito que este ano o Open tem uma responsabilidade maior do que normalmente ele tem, de só terminar a temporada e ser um campeonato nacional.”
 
“Vai ser uma competição forte e acredito que será mais tensa que o normal, mas eu acho que é isso que o atleta gosta e que vem buscando, é o sonho olímpico, de estar na seleção brasileira num momento como esse. Vamos ver coisas bacanas e grandes momentos de emoção para o nosso time e para a seleção brasileira”, alertou o técnico do Sesi-SP e da seleção brasileira.
 
Na sua 25ª edição, o Brasileiro Senior/Troféu Daltely Guimarães, disputado na parte da manhã, é voltada a atletas com no mínimo 20 anos. Os mais jovens podem competir “em observação”. Mesmo sem conquistar medalhas e pontuar na classificação geral das equipes, os tempos dos mais novos serão válidos para a conquista de índice olímpico e possíveis recordes nacionais e internacionais.
 
Á tarde, o 11º Torneio Open Correios-CBDA contará apenas com os oito melhores de cada prova da competição senior. As duas competições serão válidas para obtenção dos índices olímpicos. Os tempos das provas de fundo (800m livre feminino e 1500m livre masculino) valerão para as duas competições, com os atletas balizados com os tempos mais lentos competindo pela manhã, e os oito mais bem ranqueados competindo à noite, na série forte.
 
A segunda e última seletiva será o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro.
 
Programação:
 
Dia 16/12 – 4ª feira (Brasileiro – 9h / Open – 17h30)
50m borboleta F (Daynara de Paula, Priscila de Souza, Carolina Diamante, Clarissa Rodrigues)
50m borboleta M (Matheus Isidro e André Marques)
200m costas F (Gisele Rodrigues)
800m livre F (Bruna Primati e Mariana Serrano) 
 
Dia 17/12 – 5ª feira (Brasileiro – 9h15 / Open – 17h30)
50m peito F (Isabel Fagundes e Andressa Simão)
50m peito M (Gabriel Freitas)
200m livre F (Sabrina Todão, Jéssica Cavalheiro, Bruna Primati e Giovanna Diamante)
200m livre M (Giovanny Lima)
100m costas F (Etiene Medeiros, Gisele Rodrigues e Fernanda Delgado)
100m borboleta F (Daynara de Paula, Giovanna Diamante, Carolina Diamante e Clarissa Rodrigues)
100m borboleta M (Matheus Isidro e André Marques)
400m medley F (Bruna Primati e Mariana Serrano) 
 
Dia 18/12 – 6ª feira (Brasileiro – 9h / Open – 17h30)
50m costas F (Gisele Rodrigues)
100m livre F (Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Jéssica Cavalheiro, Sabrina Todão, Priscila de Souza, Fernanda Delgado e Giovanna Diamante)
100m livre M (Giovanny Lima, Matheus Isidro e André Marques)
200m peito F (Isabel Fagundes, Andressa Simão e Mariana Serrano)
200m peito M (Gabriel Freitas)
200m medley F (Carolina Diamante e Clarissa Rodrigues) 
 
Dia 19/12 – sábado (Brasileiro – 9h / Open – 18h)
50m livre F (Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Sabrina Todão, Priscila de Souza, Fernanda Delgado e Clarissa Rodrigues)
50m livre M (Giovanny Lima)
100m peito F (Isabel Fagundes e Andressa Simão)
100mpeito M (Gabriel Freitas)
200m borboleta F (Mariana Serrano, Giovanna Diamante e Carolina Diamante)
200m borboleta M (Matheus Isidro e André Marques)
400m livre F (Isabel Fagundes, Jéssica Cavalheiro e Bruna Primati)
400m livre M (Giovanny Lima)
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook