Thiago Pereira construindo o caminho do "Mister Pan" 2015

Thiago Pereira / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - As eliminatórias da segunda etapa do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk de Natação 2015, encerrou na manhã desta terça-feira, 07/04, na piscina do Fluminense, debaixo de forte chuva, mas não teve água que impedisse Thiago Pereira, do Minas Tênis Clube, de derrubar mais um índice para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, em agosto. Ele já está em três provas individuais e construindo o caminho para consolidar o apelido que carrega desde 2007: “Mister Pan”. A fase preliminar de terça também deu tempos para integrar a equipe do Mundial a Arthur Mendes Filho, do Corinthians, e a outros atletas em provas que já existiam tempos melhores.
 
Thiago Pereira tem 18 medalhas em Jogos Pan-Americanos. Ele já é o maior vencedor do país na história da competição com 12 medalhas de ouro, mas precisa de mais duas de qualquer cor para passar Gustavo Borges, o maior medalhista brasileiro, com 19 pódios no total. Nas eliminatórias de hoje Thiago nadou os 200m peito em observação, ou seja, sem validade para disputar a final, pois já estava inscrito em quatro provas individuais que é o limite permitido no regulamento da competição. Sua intenção era carimbar mais um índice para o Mundial de Kazan e colocar seu nome na lista de mais uma prova para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Conseguiu, pois fez 2m11s54 contra os 2m11s66 exigidos. 
 
Ele agora é o segundo nome da prova, pois Thiago Simon tem 2m10s58 feitos no Torneio Open, em dezembro. Felipe França, do Corinthians, fez 2m11s56 na mesma prova e está na fila de titulares para nadar a distância nas duas competições internacionais. As finais da tarde desta terça é a última chance para mudar esta configuração.
 
Uma boa surpresa das eliminatórias foi Arthur Mendes, do Corinthians. Arthur fez 52s35 nos 100m borboleta e por um centésimo conquistou o índice e entrou na lista para Kazan como o segundo nome para a prova atrás de Thiago Pereira, que fez 52s27 no Open. Em 2011, Arthur conquistou bronze nesta prova no Mundial Junior de Lima, no Peru.
 
"Vim mais pra ajudar o clube, pois nadei pouco em piscina olímpica nos últimos meses. Estou surpreso e estou muito feliz. Coloquei meu nome na lista e agora é lutar para me manter nela à tarde", disse Arthur.
 
Etiene Medeiros nadou a versão feminina dos 100m borboleta também abaixo do índice Mundial (58s52) e foi o melhor tempo das eliminatórias. No entanto, na frente dela para competir em Kazan estão Daynara de Paula (58s36) e Daiene Dias (58s49) com marcas do Open.
 
O Mundial Júnior de Cingapura também teve novidades nas eliminatórias da segunda etapa. Na prova de 100m borboleta Vinícius Lanza, do Minas Tênis, melhorou em 18 centésimos seu tempo e melhorou a marca que possuía para nadar a prova no oriente (índice: 54s33). Henrique Painhas, do Curitibano, 53s99 também colocou o nome na disputa.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook