Veja como funciona o sistema de cronômetro da OMEGA

Sistema de largada / Foto: Divulgação / OMEGA

Rio de janeiro - A 16ª edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia, tem mais uma vez a OMEGA como cronometrista oficial. A competição, que vai até o dia nove de agosto, foi disputada pela primeira vez em 1973. Da primeira edição até 2001, o Mundial era realizado de quatro em quatro anos e a partir desta data, passou a ser de dois em dois, reunindo as modalidades de natação, nado sincronizado, salto ornamental, maratona aquática e pólo-aquático em um único evento.

A OMEGA, ao longo dos anos, vêm desenvolvendo tecnologias chaves para a evolução do esporte, determinando recordes, como por exemplo os primeiros temporizadores semi-automáticos para as provas de natação e os famosos touchpad ( placas de contato) posicionados em ambas extremidades da piscina.
 
A OMEGA é orgulhosa em ter ao seu lado uma equipe de porta-vozes do mundo da natação, entre eles Chad Le Clos, campeão olímpico em Londres 2012, Alexander Popov, nove vezes medalhista olímpico, sendo quatro delas de ouro. Natalie Coughlin, uma das mais bem sucedidas nadadoras americanas olímpicas. Michael Phelps, o maior atleta olímpico de todos os tempos, com 22 medalhas, sendo 18 de ouro. E como uma obsecada pelo tempo, nos seus 167 anos de história, a OMEGA contribuiu com o desenvolvimento de equipamentos que ajudaram na evolução do esporte.
 
Abaixo, uma lista de equipamentos desenvolvidos pela OMEGA ao longo dos anos:
 
OITO-O-MATIC TIMER

O primeiro temporizador semi-automático foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Melbourne, 1956, permitindo distinguir a chegada de dois nadadores ao mesmo tempo. Em 1972, o equipamento sofreu uma evolução pela Swim O`Matic precisando um milésimo de segundo. Em 2012, nos Jogos de Londres, chegou-se ao Quantum que precisa nada menos que um centésimo de milésimo de segundo. 
 
TOUCHPADS

As famosas placas de contato em que os nadadores param o tempo quando encostam a mão na parede da piscina. O equipamento é imerso na água em cada raia. Esta foi uma das principais inovações na história da cronometragem. A primeira vez que o equipamento foi usado foi nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1967. 
 
Blocos de Largada

Assim como ocorre no atletismo, os blocos de largada da natação detectam a falsa largada e fazem com que os competidores escutem o sinal de largada todos ao mesmo tempo.
 
Câmeras de alta velocidade

Se as disputam são muito acirradas, os juízes podem consultar câmeras de alta resolução e de alta velocidade para confirmarem os resultados. Como exemplo, foi a disputa dos 100m livre nos Jogos de Pequim de Phelps e Milorad Cavic. E quatro anos depois de Phelps com Chad Le Clos nos 200m borboleta, em Londres. 
 
Gráficos nas telas

Esta tecnologia proporciona aos espectadores reconhecerem os nadadores e suas nacionalidades raia por raia. Imediatamente ao final da prova, o resultado dos três primeiros colocados aparece na tela. E logo depois, o resultado de todos os competidores com seus tempos. Estas informações também incluem quebras de recordes. No salto ornamental, os gráficos ajudam aos espectadores da TV identificarem e saberem a execução dos saltos dos atletas. 
 
Linha virtual de quebra de recorde

Uma linha virtual vermelha é mostrada na tela para que os espectadores consigam ver em tempo real se o nadador está abaixo ou acima do recorde mundial da prova. 
 
Resultados on line

Através do site www.omegatiming.com, em 2000, era possível obter o resultado da prova 15 segundos após o final da mesma dando uma audiência global de acesso para os detalhes, tempo e recordes de cada competidor. 
 
Luzes de lead nos blocos de largada

Desde os Jogos Olímpicos de Londres, a OMEGA introduziu um sistema avançado de luzes de led nos blocos de largada, que identificam os três primeiros colocados para o público no parque aquático. Uma luz é acesa identificando o primeiro colocado, duas o segundo e três o terceiro, o que faz com que o público não precise olhar para o placar, para ver o campeão da prova. 
 
Borda de apoio de largada para o nado de costas

O equipamento ajuda a melhorar a largada e trajetórias dos nadadores quando eles entram na água. O ângulo formado pelas pernas em relação à superfície da água durante o impulso final da largada é maior, e como resultado, os pés do nadador tem menos contato com a água. A altura do equipamento pode ser ajustada em diferentes posições usando o sistema manual de rotação. Seu mecanismo de aderência é coberto com uma superfície anti-derrapante, proporcionando assim mais confiança para os nadadores quando eles entram na água. A OMEGA contou com a ajuda da embaixadora da marca Natalie Coughlin, 12 vezes medalhista olímpica, e Aaron Peirsol, especialista no estilo de costas que subiu ao pódio olímpico sete vezes, para o desenvolvimento do equipamento. Suas experiências de sucesso foram valiosas contribuições no estágio final de desenvolvimento e testes do equipamento, que foi introduzido no Mundial de piscina curta, no final do ano passado. 
 
Contador de voltas

Usados nas provas de 800m e 1500m, o contador de voltas é posicionado no fundo da piscina, no lado oposto da largada, fazendo a regressiva de voltas de cada nadador. Até o Mundial de piscina curta, no ano passado, oficiais ficavam perto do bloco de largada de cada raia e mostravam a quantidade de voltas restantes para cada nadador, o que significava que os nadadores precisavam tirar um pouco a atenção da piscina. Ao contrário de outros equipamentos ou tecnologia que a OMEGA já introduziu, o contador de voltas não afeta a cronometragem e nem a geração de resultado da prova. O equipamento foi criado com o intuito de aprimorar a experiência de prova de cada nadador.
 
Como a OMEGA cronometra os 100m metros livre? 
 
Neste vídeo é possível ver uma animação de todos os equipamentos usados numa prova de natação. Desde o aviso de posicionamento até a parada do cronometro pelos nadadores acionando o touchpad. As placas acionam a parada do cronometro com um uma força entre 1.5 a 2.5kg. Caso haja uma disputa muito acirrada, pode ser usado o vídeo de alta resolução com 100 imagens por segundo.

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