Voando para Dubai para chegar no Rio 2016

Etiene Medeiros é esperança brasileira em Dubai / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Rio de Janeiro - A seleção brasileira júnior de natação embarca na madrugada desta terça-feira, dia 20 de Agosto, com destino a Dubai, nos Emirados Árabes, onde irá disputar o 4º Campeonato Mundial FINA da categoria, entre os dias 26 e 31 de agosto. A delegação brasileira é formada por 31 atletas, entre 14 e 18 anos, todos esperançosos em fazer parte da geração que representará o país nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e também em 2020.
 
Após o termino do Troféu José Finkel os nadadores continuaram concentrados em São Paulo, treinando no Parque Aquático do Corinthians até a manhã de segunda-feira. O Brasil foi o primeiro a sediar o Mundial júnior, em 2006, no Rio de Janeiro. Isto porque o país foi o grande idealizador desta competição junto a FINA. A segunda edição aconteceu em 2008, em Monterrey, no México. Lima, em 2011, foi a última parada da competição que segue pela primeira vez para outro continente, desta vez o asiático.
 
Somando as edições anteriores os brasileiros já conquistaram oito medalhas no total. Em Lima a campanha verde-amarela conquistou uma medalha de bronze, com Arthur Mendes Filhos, nos 100m borboleta, seis finais e mais quatro semifinais.
 
O nadador Matheus Santana, convocado para participar do Mundial, ficará fora da competição por problemas de saúde. Matheus é diabético e seus últimos exames detectaram níveis fora dos padrões para o esforço que estava prestes a fazer numa competição de alto nível técnico. Ele será poupando para cuidar da saúde.
 
Na equipe brasileira que realizou a melhor participação da história no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona alguns nadadores passaram pelas edições anteriores da competição junior, como Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros, Leonardo de Deus, Daynara de Paula e Henrique Rodrigues. Etiene foi vice-campeã da edição de 2008, em Monterrey/MEX, nos 50m borboleta.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook