Cariocas em vantagem nos duelos semifinais contra os paulistas

Fase semifinal promete grandes duelos / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Depois de 14 rodadas da fase classificatória, a VI Liga Nacional de Polo Aquático Masculino 2013 chega à sua fase semifinal neste fim de semana, na piscina da Escola Naval, no Rio de Janeiro/RJ. No sábado (7/12), às 15 horas, o invicto Fluminense (RJ) enfrenta o Pinheiros (SP), com arbitragem de Fábio Torelli e Marco Aurélio e, às 16h20min, será a vez do duelo entre Botafogo (RJ) e Sesi (SP), com arbitragem de Natacha Florestano e Edmundo Rodrigues. As partidas se repetem no domingo (8/12): às 9h, Fluminense x Pinheiros, com arbitragem de João Renê e Jorge Fernandes, e às 10h20m, o Botafogo x Sesi, com arbitragem de Edmundo Rodrigues e Natacha Florestano. As duas equipes cariocas terão a vantagem de jogar por dois resultados iguais. A decisão em jogo único está programada para o dia 14 de dezembro na piscina do Clube Paineiras do Morumbi, em São Paulo/SP. Tabela e resultados completos aqui.

Quatro dos principais craques da atualidade vivem a expectativa para a semifinal da Liga Nacional, considerada a mais equilibrada das seis edições. O Fluminense, no entanto, avançou sem sustos com 12 vitórias (aproveitamento de 100%). Mas o seu atacante Adriá Delgado, também da Seleção Brasileira, sabe que um novo campeonato começa com os playoffs.
 
"Começa tudo do zero, a gente fechou a Liga regular invicto, mas agora se inicia tudo de novo. Nosso objetivo é ganhar os próximos três jogos para assim ser campeão. Nosso rival nas semifinais será o Pinheiros, com certeza, o jogo vai ser muito difícil, eles sabem o que é ganhar a Liga", disse Adriá, referindo-se ao fato do Pinheiros ter conquistado as três primeiras edições, seguido pelo Fluminense, vencedor das duas edições seguidas. As decisões sempre foram entre as duas equipes, tradição quebrada na atual Liga.
 
Pelo lado do Pinheiros – 4º colocado na fase classificatória – o canhoto Marcelo Franco, um dos principais finalizadores do Brasil, diz que a sua equipe precisa de duas partidas perfeitas para manter vivo o sonho do título.  “A expectativa é de fazermos dois bons jogos contra o Fluminense. Nós sabemos que a nossa equipe pode render um pouco mais coletivamente e teremos que errar o mínimo possível nessas duas partidas para continuarmos na competição.”
 
A semifinal entre o Botafogo (2º colocado) e o Sesi (3º colocado) é marcada pelo equilíbrio. Cada equipe venceu uma vez o rival na fase classificatória. E viveram momentos dramáticos antes de chegar às semifinais. O Botafogo, do atacante João Felipe Coelho, por exemplo, sofreu até o segundo final para ganhar do Flamengo, no último sábado (30/11).  “Esse jogo equilibrado e difícil contra o Flamengo na última rodada serviu de preparação para as semifinais. Esperamos que os jogos contra o Sesi sejam equilibrados também. Estamos focados na preparação essa semana para sairmos vitoriosos no domingo.”
 
Já o talentoso Gustavo “Grummy” Guimarães, do Sesi, eleito o melhor jogador do Brasil em 2012 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, admite que o time vinha se preparando para encarar o Fluminense, mas com a vitória do Paulistano sobre o Pinheiros, na rodada final, acabou tendo o Botafogo como adversário. “A minha expectativa é grande para esta partida, mudamos os planos porque já estava tudo sendo preparado para pegar o Fluminense. Agora já estamos trabalhando para enfrentar o Botafogo e será um grande jogo. Eles têm a vantagem do empate, que nessa fase da Liga faz uma grande diferença, mas nós temos consciência do desafio e vamos para o Rio de Janeiro lutar pela vaga na decisão.”
 
Após 14 rodadas da fase classificatória da VI Liga Nacional Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013, o Fluminense terminou com 12 vitórias e 100% de aproveitamento; seguido pelo Botafogo com sete vitórias e um empate (com derrota nos pênaltis); Sesi, com sete vitórias; Pinheiros com seis vitórias e um empate (vitórias nos pênaltis)  Paulistano, com seis vitórias; Flamengo, com três vitórias; e a Hebraica, que não venceu na competição.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook