Marco La Porta é eleito novo presidente da CBTri

Marco La Porta na Eleição / Foto: Pauta Livre

Vitória - A Chapa Triathlon Brasil Sempre, que trouxe Marco Antônio La Porta  Júnior  como presidente e Ernesto Pitanga (vice), com 15 dos 23 votos possíveis, venceu a Eleição para a nova diretoria da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), realizada na manhã deste sábado (22), no Hotel Quality Suítes, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES).
 
O carioca, que reside em Brasília, Marco La Porta terá quatro anos de mandato, substituindo o capixaba Carlos Alberto Machado Fróes que presidia a entidade desde 1999.  O seu diretor executivo será o ex-atleta carioca Virgílio de Castilho, medalha de prata nos Jogos Panamericanos de 2003.
 
Concorreram três Chapas: “Nova CBTri” que trouxe o ex-atleta de três Olimpíadas, Juraci Moreira Junior (PR) como candidato a presidente e Victor de Albuquerque Lima, presidente da Federação Pernambucana, candidato a vice. “Triathlon Brasil Sempre” com Marco Antônio La Porta Junior, vice da Federação Brasiliense, candidato a presidente e Ernesto Teixeira Pitanga, presidente da Federação Baiana,  candidato a vice.  E a “União CBTri” com Márcio Miranda Córdula, presidente da Federação Paraibana, como candidato a presidente e Antônio Dias Cunha Neto, candidato a vice.
 
Como votaram as Federações - Votaram a favor da Chapa Triathlon Brasil Sempre representantes de 15 Federações:  Acre, Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A favor da Chapa União CBTri os representantes das Federações: Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. E a favor da Chapa Nova CBTri os representantes das Federações: Espírito Santo, Paraná, Pernambuco e representante dos Atletas (Diogo Sclebin).
 
Prioridade - Unir o triathlon brasileiro é meta a curtíssimo prazo do novo presidente da CBTri, Marco Antônio La Porta Júnior. A eleição foi marcada por muita emoção e La Porta não conteve as lágrimas durante a contagem de votos. “Tenho convicção que temos que caminhar todos juntos para o crescimento do esporte. Quero ouvir cada uma das federações, com muito carinho, entendo quem não votou em nossa chapa, sei que cada questionamento nos fez crescer e sei da minha responsabilidade”, disse.  “Ninguém cresce sozinho, ainda mais no esporte. Sinto-me com uma imensa responsabilidade pela frente, mas estou plenamente preparado”, destacou. “Quero unir o triathlon brasileiro. Sei que este também é o desejo de todos que estão aqui, esta é, portanto, desde já, minha prioridade máxima”, disse.
 
Sobre a eleição, Marco La Porta não escondeu a emoção. “Quero agradecer a todos os representantes de federações, todos mesmo. E ao representante dos atletas, Diogo Sclebin. Estou feliz e emocionado. Tenho paixão pelo Triathlon. E quero colaborar ainda mais pelo seu crescimento. É isso que me move. Vou lutar com todas as forças para não decepcionar”, concluiu.
 
Conheça melhor o novo presidente da CBTri - O novo presidente da CBTri, Marco Antônio La Porta Júnior ingressou na CBTri em 2004 como diretor de cursos, em 2009 tornou-se diretor técnico da entidade função que desempenhava até os dias atuais. Nascido a 22 de maio de 1967, Marco La Porta formou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército. Coronel da Reserva do Exercito, reside em Brasília é casado e tem um filho.
 
Treinou vários atletas militares e equipes militares de corrida, natação, pentatlo militar, voleibol, orientação e futebol durante os anos 90. Realizou cursos de Pós Graduação em Treinamento Desportivo e em Fisiologia do Exercício. Instrutor da Escola de Educação Física do Exército por dez anos, ministrou aulas de Fisiologia, Treinamento Desportivo e Planejamento do Treinamento. 
 
 Em 2000 ingressou no mundo do triathlon assumindo a recém criada equipe de triathlon do Exército e em 2001 alcançou seu primeiro título como técnico de triathlon conquistando o I Campeonato Brasileiro de Triathlon das Forçar Armadas classificando a equipe para o Mundial Militar onde o Brasil participou pela primeira vez em 2002.
 
 Realizou cursos e ministrou palestras na área do triathlon pela Confederação Panamericana (PATCO) e pela União internacional de Triathlon (ITU) e em 2003 assumiu as funções de Coordenador de Cursos da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). Ainda em 2003, concluiu o curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana.
 
 Prosseguindo nas funções de técnico da equipe de triathlon do Exército e das Forças Armadas conquistou todos os quatro Campeonatos Brasileiros Militar de Triathlon. Chefiou a equipe do Brasil em todos os mundiais militares desde 2002 e nos campeonatos europeus de 2009 e 2010 sendo campeão nestes dois últimos.
 
 Em 2007 desempenhou a função de Coordenador Técnico do Triathlon nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e conquistou seu primeiro título de Campeão Brasileiro de Triathlon na Elite Feminina passando desde então a trabalhar no treinamento de atletas de alto rendimento civis.
 
 Exerceu as funções de Chefe de Equipe do Triathlon nos Jogos Sulamericanos de Praia, Punta Del Este (2009) e nos Jogos Sulamericanos de Medellin (2010). Foi também Chefe da Equipe de Triathlon nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016. Fez variados Cursos de Gestão Esportiva no COB.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook