Brasil conquista 4 pódios na etapa de Hyéres da Copa do Mundo

Robert Scheidt / Foto: Thom Towu

Rio de Janeiro - O Brasil subiu ao pódio em quatro das 10 classes olímpicas na etapa de Hyéres da Copa do Mundo de Vela. O destaque ficou por conta de Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, campeãs na classe 470. Além delas, Martine Grael e Kahena Kunze ficaram com o vice-campeonato na 49erFX, enquanto Robert Scheidt e Patrícia Freitas ficaram com o bronze na Laser e na RS:X feminina, respectivamente. Os seis medalhistas brasileiros são contemplados pelo programa Bolsa Pódio do governo federal.
 
O título de Fernanda e Ana Luiza foi conquistado na última regata, em uma disputa muito acirrada. As brasileiras tinham entraram na disputa com outras três duplas podendo conquistar o título em caso de vitória na regata decisiva. Quem acabou na frente foram as japonesas Yoshida e Yoshioko, com a dupla do Brasil em segundo lugar.
 
No fim, Fernanda e Ana Luiza ficaram com o ouro com um total de 45 pontos somados. A prata foi para Jo Aleh e Polly Powrie, da Nova Zelândia, com 53, e as francesas Camille Lecointre e Helene Defrance foram bronze com 54.
 
“Pensamos que tínhamos que fazer o nosso trabalho e correr nossa própria corrida. Foi perfeito. Estamos muito felizes. Era nosso objetivo ganhar aqui e trabalhamos muito duro para isso”, comemorou Fernanda Oliveira.
 
Na 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze chegaram à última regata na liderança, com as dinamarquesas Nielsen e Olsen em segundo lugar apenas um ponto atrás. As europeias levaram a melhor na decisão e venceram a prova, deixando as brasileiras na segunda colocação e com a medalha de prata. As dinamarquesas terminaram a Copa do Mundo com 87 pontos, contra 94 da dupla do Brasil.
 
“Foi um campeonato difícil com altos e baixos, mas conseguimos terminar com a prata mesmo sem ter ganho nenhuma regata. Estamos contentes pois sabemos no que temos que trabalhar e focar daqui para frente”, avaliou Kahena Kunze.
 
Ao contrário de suas compatriotas, Robert Scheidt entrou na regata decisiva apenas na quinta colocação, mas com plenas chances de brigar pelo pódio. O australiano Tom Burton assegurou o ouro com o segundo lugar na regata, vencida pelo norte-americano Charlie Buckingham. O britânico Nick Thompson garantiu a prata ao terminar em quinto, enquanto Scheidt controlou a vantagem sobre o holandês Rutger van Schaardenburg para terminar em quarto e subir ao pódio com a medalha de bronze.
 
“Estou bem satisfeito com a minha semana em Hyères. Consegui velejar em alto nível, sempre entre os primeiros, e brigando por medalha até o fim. Isso é algo muito positivo para o meu momento atual”, declarou Scheidt.
 
Já na classe RS:X feminina, Patrícia Freitas também travou uma dura batalha na regata decisiva. Enquanto a holandesa Lilian de Geus assegurou o ouro ao vencer a prova, Patrícia e a francesa Charline Picon travaram uma disputa intensa pela prata. A brasileira se manteve à frente até o fim da prova, quando Picon conseguiu a ultrapassagem e a prata, deixando Patrícia com o bronze na etapa de Hyéres.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook