Brasil vai com equipe forte para o Mundial da Juventude, em Portugal

Maria Carolina Boabaid classificou-se na Laser Radial Feminino / Foto: Gabriel Heusi/Iate Clube de Santa Catarina

Florianópolis - Neste sábado (22) o vento finalmente deu as caras em Jurerê e as regatas decisivas da Copa da Juventude aconteceram na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina definindo a equipe brasileira que disputará o Mundial da categoria em Tavira (Portugal), no mês de julho. 
 
Entre os selecionados, destaque para a atleta catarinense Maria Carolina Boabaid, que confirmou a vaga e representará o Iate Clube de Santa Catarina em terras lusitanas.
 
Mais do que uma melhora, as condições chegaram ao extremo no último dia de competição com as regatas finais sendo disputadas em ventos de até 20 nós (aproximadamente 40km/h). Com isso, os velejadores foram testados durante o dia, provando que estão aptos a competir de igual para igual com os melhores atletas do mundo no mês de julho.
 
Maria Carolina Boabaid venceu na Laser Radial Feminino tornando-se a única catarinense na equipe brasileira. Contente com o resultado, a atleta do Iate Clube de Santa Catarina comemorou bastante o título em casa. “Estou muito feliz por poder fazer parte da seleção brasileira. Essa é uma oportunidade única. Agora vou treinar bastante para representar bem o país”, comemorou. “Competir em casa é bom, pois eu conheço bem a raia e ainda tenho o apoio da família. As condições aqui ajudam muito, pois treinamos em todos os tipos de vento”, encerrou.
 
Na versão masculina da prova, uma disputa acirrada entre o paulista Martin Lowy e o gaúcho Antonio Cavalcanti marcou o dia. Com apenas um ponto de diferença, o atleta do Yacht Clube de Santo Amaro levou a melhor. Desta forma, Martin Lowy retorna ao Mundial da Juventude buscando o bicampeonato na competição mais importante para jovens atletas no mundo.
 
Outro jovem campeão mundial a garantir vaga para o evento em Portugal foi Kim Andrade. Ao lado de Antonio Carlos Neto, a dupla do Yacht Clube da Bahia confirmou o favoritismo vencendo todas as regatas na Hobbie Cat e confirmando presença no Mundial da Juventude.
 
Na 29er os paulistas Antonio Aranha e Stephan Kunath serão os representantes brasileiros em Tavira. A dupla do Yacht Clube de Santo Amaro venceu todas as regatas disputadas durante a semana em Florianópolis.
 
Na Classe RS:X o Brasil terá dois fortes atletas compondo a equipe. O carioca Brenno Francioli não deu chances aos adversários, garantindo aproveitamento de 100% nas regatas disputadas. Já na RS:X Feminino, Maria Carolina da Cruz garantiu o posto de número um do país e agora tem a missão de representar o Brasil em Portugal.
 
Completando a equipe brasileira, o também campeão mundial Tiago Brito, ao lado de seu parceiro Philipp Essle (Clube dos Jangadeiros/Yacht Clube de Santo Amaro, respectivamente) formam a dupla que representará o país na 420 Masculino. Entre as mulheres, as paulistas Giuliana Loureiro Tozzi e Marina Arndt carimbaram o passaporte para o Velho Continente após uma disputa apertada contra Helena Marchi e Elisa Von Fritsch, decidida por apenas dois pontos.
 
Equipe experiente para representar o país em Tavira - Após as disputas durante os três dias de competição, a seleção brasileira conheceu seus representantes nas oito categorias. Com um grupo forte e experiente, a expectativa é que os velejadores brasileiros façam um bom papel em Tavira. “Nossa expectativa é de um grande desempenho dos nossos atletas. A competição em Florianópolis foi excelente e muito bem organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina. Estamos muito satisfeitos com tudo e vamos para Portugal com um time forte e experiente. Temos atletas que já foram campeões mundiais e outros que tem uma ótima bagagem de competições”, disse otimista Ricardo Baggio “Kadu”, superintendente da Confederação Brasileira de Vela.
 
Classificação final:
29er:
1º Antonio Aranha/Stephan Kunath (YCSA) – 4pp*
2º Daniel Platt/Daniel Martins (ICSC) – 9pp
 
420 Masculino:
1º Tiago Brito/Phillip Essle (CDJ/YCSA) – 6pp*
2º Leonardo Lombardi/Gabriel Alves (CNC) – 16pp
3º Gabriel Elstrodt/Alexander Essle (YCSA) – 17pp
 
420 Feminino:
1ª Giuliana Tozzi/Marina Arndt (YCSA) – 34p*
2ª Helena Marchi/Elisa Von Fritsch (YCSA) – 36pp
3ª Luisa Gandolpho/Marina Rittscher (ICRJ) – 41pp
 
Laser Radial Masculino:
1º Martin Lowy (YCSA) – 5pp*
2º Antonio Cavalcanti (VDS) – 6pp
3º Ricardo Luz (ICRJ) – 18pp
 
Laser Radial Feminino:
1ª Maria Carolina Boabaid (ICSC) – 19pp*
2ª Gabriela Kidd (ICRJ) – 31pp
3ª Maria Luiza Rupp (ICSC) – 42pp
 
Hobbie Cat:
1º Kim Andrade/Antonio Carlos Neto (YCB) – 4pp*
2º Ricardo Lis/Gustavo Azambuja (VDS) – 8pp
3º Antônio Mendes/Carlos Lopes (YCB) – 16pp
 
RS:X Masculino:
1º Brenno Francioli (CNA) – 5pp*
2º Paulo Silva (BVC) – 13pp
3º Vinicius Degrave (BVC) e Daniel Zimmer (ICRJ) – 50pp
 
RS:X Feminino:
1ª Maria Carolina da Cruz (CRG) – 22pp*
2ª Juliana Aguiar (CRG) – 23pp
3ª Ana Nobrega (ICRJ) – 50pp
*   Classificados para o Mundial 
 
Seleção da Vela Jovem classificada para o Mundial:
 
Laser Radial Masculino – Martin Lowy (SP-YCSA)
Laser Radial Feminino – Maria Carolina Boabaid (SC-ICSC)
420 Masculino - Tiago Brito (RS – CDJ)/Phillip Essle (SP-YCSA)
420 Feminino - Giuliana Tozzi (SP-YCSA)/Marina Arndt (SP-YCSA)
RS:X Masculino - Brenno Francioli (RJ-CNA)
RS:X Feminino - Maria Carolina da Cruz (RJ-CRG)
Hobbie Cat - Kim Andrade (BA-YCB)/Antonio Carlos Neto (BA-YCB)
29er - Antonio Aranha (SP-YCSA)/Stephan Kunath (SP-YCSA)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook