Brasileiro de Optimist abre temporada de vela para Audi YCSA

Barcos sob o Cristo Redentor  / Foto: Fred Hoffmann/ICRJ

Rio de Janeiro - O Audi YCSA Sailing Team compete com 13 velejadores no 43º Campeonato Brasileiro de Optimist, classe de iniciação à vela. O Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), sede do evento, recebe 120 atletas, de até 14 anos de idade, representantes de sete estados (BA, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), além do Distrito Federal. 

A capitã de flotilha de Optimist do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Marcela Rangel, é a responsável pela equipe no Rio. Desde março passado incluído no Audi YCSA Sailing Team, o grupo está 40% maior em relação ao time do Brasileiro de 2014, em Pernambuco. "É uma estatística importante porque a classe Optimist é a base da vela. É o barco que permite às crianças e aos adolescentes se envolverem com o esporte e iniciar carreira na vela", afirma Marcela que considera os velejadores Martin Chao e Nicolas Bernal aptos a chegar entre os 15 primeiros. "Da Optimist sairão os futuros representantes do Brasil em Jogos Olímpicos e Pan-americanos".
 
A parceria com a Audi do Brasil possibilitou ao YCSA oferecer uma programação de treinos específica para o Brasileiro de Optimist. No primeiro semestre de 2014 os técnicos Marú (Mário Urban) e Michael Louzada cuidaram das velejadas na Represa Guarapiranga. No semestre seguinte os treinos foram direcionados para o litoral norte de São Paulo, incluindo-se clínica com o velejador olímpico e vice Pan-americano de 470, Dudu Melchert. Finalizando a temporada, a equipe participou de clínica de regras com um dos mais conceituados juízes internacionais de regata, Nelson Ilha, com cinco Olimpíadas no currículo, além de vários Mundiais. 
 
O último representante do YCSA a conquistar o título brasileiro de Optimist foi Pedro Corrêa, do Projeto Ventos & Velas, de São Sebastião. Pedro foi campeão em 2013, na Represa Guarapiranga. Em 2014 a taça foi para o Veleiros do Sul (RS), com a vitória de Tiago Quevedo, em Pernambuco. O Brasileiro de 2015 tem organização do Iate Clube do Rio de Janeiro, Associação Brasileira da Classe Optimist, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e CBVela. 
 
Preliminares - Está começando nesta sexta (9) e segue até domingo a Copa Brasil de Estreantes com cerca de 40 velejadores que jamais disputaram um Brasileiro. Quatro atletas do Audi YCSA Sailing Team estreiam na raia da Baía de Guanabara: Rafael Moricz, Theo Chao e os irmãos Christine e Mathias Reimer. "Christine tem chances de medalha no feminino e Rafael está entre os favoritos no masculino", opina Marcela. "O time é bastante unido e está muito empolgado com a participação na Copa e no Brasileiro". A partir de segunda-feira (12), os quatro juntam-se aos outros nove velejadores para compor a flotilha de 13 barcos do YCSA no Brasileiro. 
 
Audi YCSA Sailing Team no Rio de Janeiro 
 
Bruno Gudmon Mittempergher
Gabriel Barker Lajus
Gabriel Patrick Bischof Michaelis
Ignacio Wagner Alzueta
Leonardo Avoletta Didier
Martin Garcia Chao
Nicolas Yudji Bernal
Pedro Rangel Bomeisel
Thomas Mittemperger 
 
Estreantes 
Rafael Dutra de Moricz
Christine Reimer 
Theo Garcia Chao
Mathias Reimer
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook