Brasileiro de Optimist define melhor velejador mirim do País de 2013

Pedro lidera  / Foto: Sidney Bloch/ZDL

São Paulo - O campeão brasileiro da classe Optimist de 2013 será conhecido nesta quarta-feira (23) no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA). O campeonato, apontado como um dos mais fortes da vela nacional, reúne 135 crianças e adolescentes de oito estados. Os atletas são a base da modalidade e muito provavelmente serão os integrantes da delegação nacional nas Olimpíadas de 2020 e 2024. 
 
As três provas finais definem os melhores da categoria no masculino e feminino. Após nove regatas e um descarte, o paulista Pedro Correa (YCSA) é o líder com 24 pontos perdidos, seguido por Pedro Zonta (Jangadeiros/RS), com 32 e Gabriel Camargo (Veleiros do Sul/RS), com 33. No feminino, o melhor desempenho até agora é da também paulista Olívia Belda (Clube de Campo São Paulo), que ocupa a 11ª colocação no geral com 70 pontos perdidos. 
 
"Estou no meu último ano de Optimist e quero vencer o campeonato. Conheço um pouco melhor a raia do que os outros, mas não posso errar. A estratégia é ser conservador, sem arriscar nas largadas e ficar junto da flotilha. É um jogo e devemos calcular os riscos. Se for perder muito é melhor não arriscar", conta Pedro Correa, que mora e treina em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. "O campeonato é muito divertido e gosto muito dessa interação entre as equipes".
 
"O campeonato está forte tecnicamente e pelo que pudemos analisar da súmula, ainda é cedo para apontar o campeão", explicou Túlio Cipriani, treinador do Iate Clube de Brasília. "A interação entre categorias diferentes como ocorre no Brasileiro ajuda na evolução da classe. Vemos crianças do infantil brigando de igual para igual com os juvenis. Quem sai da classe e vai para outra estará bem preparado". 
 
O Brasileiro de Optimist 2013 é dividido em duas flotilhas (amarela e vermelha) para garantir segurança e resultados justos. Nesta terça-feira (22), os atletas tiveram um dia de descanso. Na quinta e sexta (24 e 25), os mirins participam do campeonato por equipes. Serão quatro velejadores por time em uma espécie de mata-mata, parecido com o futebol. 
 
O evento, que tem patrocínio do Sistema ANGLO de Ensino - Abril Educação, conta com atletas de 9 a 14 anos. São sete estados ao todo e mais o Distrito Federal na disputa. A maior flotilha é do Rio de Janeiro, com 40 atletas. São Paulo, que sedia o campeonato, conta com 30 mirins. Na sequência aparecem Bahia (16), Rio Grande do Sul (16), Paraná, Distrito Federal (10), Pernambuco (10) e Santa Catarina (3).
 
Classificação após nove regatas e um descarte:
 
1º - Pedro Correa (YCSA/SP) - 24 pontos perdidos 
2º - Pedro Zonta (Veleiros/RS) - 32 pp
3º - Gabriel Camargo (Veleiros/RS) - 33 pp
4º - Tiago Monteiro (CICP/PE) - 36 pp
5º - Lucas Faria (ICB/DF) - 45 pp
6º - Gerald Wicks (ICB/BA) - 54 pp
7º - Iago Franco (ICRJ/RJ) - 57 pp
8º - Felipe Werwie (ICRJ/RJ) - 57 pp
9º - Gustavo Ribeiro (ICRJ/RJ) - 59 pp
10º - Vitor Abreu (ICB/DF) - 64 pp
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook