Brasileiros competem no Mundial da Juventude

Tiago Brito e Philipp Essle na 420 / Foto: Gabriel Heusi/ICSC

São Paulo - Os atletas da Vela Jovem do Yacht Club Santo Amaro, integrantes do Audi YCSA Sailing Team, estão espalhados pelo mundo para competir nas classes que formam a base da vela olímpica. Os mais novos, de até 14 anos, competem de Optimist no México e na Irlanda. Os campeões da Copa da Juventude estão em Portugal, depois de garantirem vaga, em março, em Florianópolis, para representar o Brasil no Mundial da Juventude, em Tavira. 
 
A competição portuguesa, principal objetivo do ano para a maioria dos jovens velejadores, começa neste sábado (12) reunindo mais de 300 atletas entre todas as classes, sendo que a flotilha mais numerosa é a da Laser Radial, com 70 barcos. O representante do Audi YCSA Sailing Team na classe é Martin Lowy, que na semana anterior ficou em sétimo no Campeonato Europeu disputado por 80 velejadores na Dinamarca. 
 
A dupla da classe 29er, ainda pouco praticada no Brasil, mas muito popular na Europa, também disputou um campeonato preparatório para o Mundial da Juventude, o Europeu de 29er durante a Semana de Kiel, onde 158 duplas correram. "Queremos novamente alcançar uma colocação que nos deixe na primeira metade da flotilha, o que significa aqui em Tavira, ficarmos entre os 15 melhores", projeta Antônio Aranha que há dois anos forma tripulação com Stephan Kunath. 
 
"A experiência em Kiel, na Alemanha, foi muito boa. Com tantos barcos na raia, enfrentamos várias situações diferentes nas largadas e o vento fraco também nos ofereceu dificuldades que servem como aprendizado. Estamos preparados para o Mundial", concluiu Antônio. O YCSA ainda levou ao Clube Náutico de Tavira, a dupla feminina da classe 420, Giuliana Tozzi e Marina Rittscher, além de Philipp Essle, que correrá na mesma classe ao lado do gaúcho Tiago Brito, do Jangadeiros do Sul, atual campeão mundial juvenil de 420, título conquistado em 2013, no Chipre. 
 
Optimist no México e Irlanda - Enquanto parte do Audi YCSA Sailing Team desafia as águas portuguesas, os promissores atletas de Optimist estão divididos em duas frentes. Thomas Roth e André Fiuza iniciaram nesta semana a disputa do Campeonato Norte-americano, que segue até a próxima quarta-feira (16) em Riviera Nayarit, no México. Olívia Belda optou pelo Europeu de Optimist em Dublin, na Irlanda, onde competirá entre os dias 13 e 20 deste mês.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook