Brasileiros iniciam luta pelo título da Transat Jacques Vabre 2015

Dupla brasileira / Foto: Flávio Perez/OnboardSports

França - A largada da Transat Jacques Vabre será neste domingo (25), a partir de 10h (horário de Brasília), com a participação de 42 barcos divididos em quatros classes: 40, Multi50, IMOCA e Ultime. 
Os fãs da modalidade podem acompanhar ao vivo a saída dos veleiros no Dailymotion. A prova é apontada como a maior travessia transatlântica do mundo e terá o Brasil como destino final. 
 
O percurso de Le Havre, na França, até Itajaí, em Santa catarina, terá 10 mil quilômetros. Nesta edição, um barco com tripulação 100% brasileira é a grande novidade com a participação do campeão olímpico Eduardo Penido e de Renato Araújo como parceiro. ''É o meu maior projeto na vela. Depois do ouro olímpico, a Transat Jacques Vabre será minha grande campanha! É um objetivo alcançado, pois concretizei a ideia, busquei apoio e consegui o barco. O veleiro Zetra é o Brasil nessa regata mundialmente famosa'', disse Eduardo Penido, ouro na Olimpíada de Moscou 80. 
 
As duplas terão de passar pelo movimentado Canal da Mancha, os ciclones previstos no Golfo de Biscaia - também conhecido como Golfo da Gasconha, a passagem pelos Doldrums, a linha do Equador e toda a costa brasileira até a região Sul. Os mais rápidos, como os trimarãs de 30 metros da classe Ultime, devem completar a regata em 11 dias. Os brasileiro do Zetra projetam de 20 a 25 dias de prova. 
 
O primeiro dias da Transat Jacques Vabre será relativamente calmo, com ventos de até 15 nós. Porém, na saída do Canal da Mancha, a flotilha terá pela frente um perigoso ciclone no Golfo de Biscaia - uma extensa área no Atlântico entre o Noroeste da França e o Norte da Espanha. ''Na região da Bretanha vamos pegar uma enorme frente fria, com mar agitado e ondas de até 10 metros. É um mar desencontrado! A estratégia é seguir ao olho desse mini furacão mais ao norte. Para isso vamos ter de navegar mais de 800 quilômetros a Leste, passando da Irlanda, para só depois descer para a Espanha e Portugal. A outra opção era inviável, pois pegaremos vento contra'', contou Renato Araújo.
 
A regata - A Transat Jacques Vabre está em sua edição de número 12 e terá quatro tipos de barco divididos entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.
 
A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café". Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook