Bruno Fontes estreia na Holanda

O velejador catarinense Bruno Fontes está na Holanda / Foto: Divulgação

Holanda - O velejador catarinense Bruno Fontes já se encontra há quase uma semana em Medemblik, na Holanda (cerca de 100km da capital Amsterdã) onde disputará a partir dessa terça-feira (21) a Delta Lloyd Regatta, etapa do Circuito Europeu de Vela e que conta pontos para o ranking mundial da ISAF – Federação Internacional de Vela (sigla em inglês).
 
Com previsão de bons ventos para os cinco dias de regatas, Bruno será o único brasileiro a competir na flotilha da classe Laser, que tem confirmado a nata do esporte ao redor do mundo. Após uma sucessão de bons resultados – quinto nas etapas de Miami e Mallorca e sexto na França, todas pela Copa do Mundo de Vela – o catarinense viaja pensando em dar sequencia na boa fase que vive.
 
“Estou em um momento muito bom, mas quero sempre melhorar. Sei que as dificuldades aqui são grandes, mas não é minha primeira vez aqui e sei do meu potencial. Pretendo fazer boa regatas e manter muito a consistência, afinal aqui, assim como na Copa do Mundo, a regularidade será o ponto chave para definir os atletas que irão para a Medal Race”, explicou Bruno.
 
Sistema diferente - Diferente da Copa do Mundo de Vela, Bruno enfrentará um novo sistema de pontuação, que prioriza ainda mais a regata final, conhecida como Medal Race. Na primeira parte do torneio, os cerca de 70 atletas competirão seis regatas, sendo que os vinte e cinco melhores avançam para flotilha de ouro, que segue na briga pelo título. Logo após, serão mais seis regatas com os seis primeiros avançando para a Medal Race.
 
Após doze regatas, o primeiro colocado no geral avança com um ponto para a Medal Race, o segundo com dois pontos, o terceiro com três e assim sucessivamente. A Medal Race também conta de 1 a 6 e ao final serão somadas as duas pontuações. O que obtiver o menor somatório será apontado como grande campeão.
 
“Esse sistema prioriza ainda mais o último dia de competições, mas para chegar lá é importante estar sempre entre os primeiros, ainda mais que só seis atletas passarão para a Medal Race. Estou confiante, mas é um passo de cada vez. Primeiro tenho que me classificar entre os 25 para depois pensar em estar entre os seis”, disse Bruno.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook