Bruno Prada estreia no Campeonato Brasileiro de Finn nesta sexta-feira

 O velejador Bruno Prada  busca o quarto título do Campeonato Brasileiro de Finn / Foto: Fred Hoffmann

São Paulo - A partir desta sexta-feira (18), o velejador Bruno Prada, bronze em Londres/2012, na Star, busca o quarto título do Campeonato Brasileiro de Finn. A competição, em sua 53ª edição, deve reunir um número recorde de 25 barcos na represa de Guarapiranga, local de ventos oscilantes, que exigirá dos competidores uma boa estratégia de regata.
 
Organizado pelo Yatch Club Paulista, o Brasileiro de Finn segue até domingo (20). Estão previstas nove regatas, no máximo três por dia, na raia 3 da represa. As disputas têm início às 14 horas, nesta sexta-feira, e às 13 horas nos outros dois dias. Para os paulistanos que gostam de vela, será uma boa oportunidade de observar dois tipos de barcos em ação, já que a Guarapiranga também recebe o Campeonato Brasileiro de Optmist no mesmo período.
 
"O Brasileiro de Finn será difícil, totalmente diferente da Semana de Vela do Rio de Janeiro, pois os ventos na represa são muito rondados," destaca Bruno Prada, campeão da disputa carioca no último dia 6, superando Jorge Zarif, representante brasileiro da classe na última olimpíada. Os dois voltam a se enfrentar nesta sexta-feira, em São Paulo. "Eu comecei minha carreira na Guarapiranga, em 1979, e velejei lá durante muito tempo, apesar de não ter disputado tantas competições no local nos últimos anos."
 
Bruno Prada soma 45 títulos na Finn, entre 1989 e 2004. Além do tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), tem entre seus melhores resultados três Pré-Olímpicos (1997, 1998 e 2001) e a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999. "O objetivo para esta temporada é ficar entre os três melhores do Brasil na classe", explica o velejador, que tem patrocínio da Gocil e Oakley e apoio do Club Athletico Paulistano.
 
Nos últimos dois ciclos olímpicos, Bruno Prada competiu pela Star, em parceria com Robert Scheidt, conquistando o inédito tricampeonato mundial da categoria e duas medalhas olímpicas - prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012. O retorno à antiga classe foi motivado pela saída da Star do programa olímpico.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook