Bruno Prada terá dia decisivo no Trofeu Princesa Sofía nesta sexta

Bruno Prada: teste na etapa espanhola da Copa do Mundo / Foto: Martinez Studio/Sofia Mapfre

São Paulo - Bruno Prada iniciou na quinta-feira, dia 4 de Abril, a disputa da fase final do Trofeo SAR Princesa Sofía, em Palma de Mallorca, na flotilha ouro, enfrentando os principais nomes da Finn no mundo. O medalhista olímpico foi 31º, 27º e 22º nas regatas do dia e ficou na 25ª colocação, com 67 pontos perdidos. O líder é o britânico Giles Scott, sem pontos perdidos. Os dez velejadores que vão para a medal race serão definidos na sexta-feira.
 
O Trofeo SAR Princesa Sofía, terceira etapa da Copa do Mundo de Vela, foi escolhido para testar o formato proposto para os Jogos do Rio de Janeiro/2016. Neste formato, após a fase classificatória, a pontuação é zerada e os velejadores, divididos em duas flotilhas, ouro e prata, entram na fase final somando apenas os pontos referentes à sua colocação na etapa anterior - no caso de Bruno Prada, os 18 pontos do 18º lugar. No sábado (6), os dez melhores na competição seguem para a disputa de duas medal races, ambas com valor dobrado.
 
Para Bruno Prada, o teste tem sido uma ótima oportunidade de avaliar e aprimorar seu desempenho, na busca por uma boa colocação no final da temporada. "O mais importante é treinar para aprimorar todas as deficiências e chegar ao final do ano entre os três melhores do País", acrescentou o velejador, que em Palma de Mallorca tem a companhia do compatriota Jorge Zarif, representante brasileiro da Finn nos Jogos de Londres/12
 
A fase final da etapa espanhola da Copa do Mundo teve três regatas nesta quinta-feira, e outras duas estão previstas para sexta (5). "Com uma flotilha menor, as regatas ficam mais disputadas e intensas. E, hoje, os ventos fortes voltaram. A velocidade tem sido um problema no popa quando o vento aumenta, apesar de eu ter evoluído bem nesse aspecto, de maio para cá", analisou Prada.
 
De volta à Finn no início do ano, Prada venceu a Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. O velejador também foi bronze no Brasileiro da classe e na Semana Brasileira de Vela. Prada tem ainda no currículo 45 títulos na Finn entre 1989 e 2004, como o tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), três Pré-Olímpicos (1997, 1998 e 2001) e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999.
 
Classificação da fase final após três regatas e um descarte
 
1º Giles Scott (Grã Bretanha) - 0 pontos perdidos (0+0+[3]+0)
2.º Pieter Pstma (Holanda) - 6 pp ([5]+3+0+3)
3.º Andrew Mills (Grã Bretanha) - 9 pp (3+2+[10]+4)
4.º Mark Andrews (Grã Bretanha) - 14 pp (6+[15]+6+2)
5.º Jonathan Lobert (França) - 15 pp (4+6+5+[7])
25º Bruno Prada (Brasil) - 67 pp (18+[31]+27+22)
36º Jorge Zarif (Brasil) - 105 pp (31+[DNC]+DNC+DNC)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook