Campeonato Paulista de HPE 2016 invade a Guarapiranga

Pela primeira vez, o evento da classe de one-design mais numerosa da vela oceânica brasileira será disputado em São Paulo / Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

São Paulo - Uma das competições mais acirradas da vela nacional será disputada pela primeira vez na capital de São Paulo. O 11º Campeonato Paulista de HPE será realizado nos dias 2,3,9 e 10 de abril, no Yacht Club Paulista (YCP), reunindo 20 barcos na Represa do Guarapiranga.
 
A organização esperava fazer, pelos menos, duas provas por dia e o vencedor é o que somar o menor número de pontos. Quem chega em primeiro soma um, o segundo dois e assim por diante. O atual campeão é o Ginga, liderada por Breno Chvaicer.
 
Nomes como o medalhista olímpico Clínio de Freitas e André 'Bochecha' Fonseca, que disputou a última Volvo Ocean Race, estarão nas provas. A categoria de 25 pés, que leva em média quatro atletas por veleiro, foi construída para atender a realidade brasileira. O HPE está presente nos principais eventos da modalidade e chama a atenção por ser ágil e fácil de velejar, detalhes que fazem com que as disputas sejam ainda mais intensas e acirradas.
 
''A iniciativa de ter o HPE na capital é pioneira! A versão 25 pés do HPE é versátil, podendo ser usada no mar e na represa. Conseguimos reunir com isso os melhores velejadores para disputar esse campeonato e também fazemos com que o aperfeiçoamento ocorra já que o ambiente competitivo é muito alto. A Guarapiranga é um celeiro da vela nacional e os bons filhos à casa tornam'', disse o diretor de vela do YCP, Alberto Hackerott. A previsão para o primeiro fim de semana de regatas é de ventos sudeste de moderada intensidade como normalmente ocorre na represa. 
 
Mais informações sobre o evento - Com mais de dez anos de história, o HPE25 forma hoje uma flotilha com 57 barcos distribuídos em oito grandes cidades (Ilhabela, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília) e está presente nos principais eventos, como a Semana Internacional de Vela, a Copa Suzuki - Circuito Ilhabela e foi o barco escolhido para as competições da 5ª edição dos Jogos Militares Mundiais, em 2011.
 
Os HPE 25 são produzidos pelo estaleiro HPE de Indaiatuba. Com projeto inovador, processo de fabricação e materiais especiais, este veleiro de 25 pés é leve, resistente, veloz e fácil de manobrar.
Devido a essas características, a classe tem atraído vários adeptos que vão de velejadores com grande experiência a iniciantes, pois, seu deck de layout simples e eficiente e o uso de um enrolador para a buja, permitem que o HPE25 seja facilmente velejado por duas pessoas. Para as as competições, existe um limite de peso de 340 quilos a bordo.
 
Dados técnicos
Estaleiro: Zonda Boats
Comprimento: 7,67m
Boca: 2,60m
Calado: 1,70m
Área vélica: 31,3m²
Deslocamento: 1.100Kg
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do casco: E-Glass / Espuma de PVC
 
Mais informações no site www.ycp.com.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook