Catuana é o grande campeão da Volta à Ilha de Santa Catarina 2013

Catuana cruzou a linha de chegada em primeiro lugar  / Foto: Gabriel Heusi

Florianópolis - Com largada na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Florianópolis, a 45ª Volta à Ilha de Santa Catarina teve início neste sábado, 14, às 10h. Após pouco mais de 9h40min de prova, o veleiro Catuana, liderado pelo comandante Paulo Cocchi, foi a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada, em frente ao Grupo de Busca e Salvamento dos Bombeiros, próxima a ponte Hercílio Luz.
 
“A regata foi bem dura. Tivemos condição de vento contra durante toda a parte do litoral este e foram seis horas de contra vento. Felizmente o barco resistiu e a tripulação muito bem equilibrada e entrosada conseguiu levar até o final. Isso é uma recompensa. Espero continuar com saúde e quem sabe os meus netos não venham para manter essa tradição”, disse o comandante Paulo Cocchi.
 
Nos últimos dez anos, a embarcação venceu a prova em cinco oportunidades e neste fim de semana foi o fita azul, nomeação dada ao barco que cruza a linha de chegada em primeiro lugar, independente da classe. Como na 45ª Volta à Ilha embarcações de diferentes classes competiram entre si, após a última concluir o percurso é utilizada uma fórmula para definir quem teve o melhor desempenho de acordo com peso e tamanho das embarcações.
 
Além do Catuana, outros dois veleiros cruzaram a linha de chegada da 45ª Volta à Ilha bem próximos das dez horas de prova: o veleiro Zeus, segundo, e o Katana, terceiro na ordem de chegada.
 
45ª Volta à Ilha dura 20h30min - Com vento nordeste e boas condições, a prova teve início às 10h em frente à Sede Central do ICSC. As embarcações seguiram rumo ao Sul da Ilha, com 120km de percurso pela frente. Desde os primeiros quilômetros o barco Catuana, que contou com a experiência do velejador olímpico Bruno Fontes, andou na frente.
 
Após passarem por todo Sul da Ilha e os veleiros começaram a encontrar um pouco mais de dificuldade no contra vento na parte leste da ilha (entre a Joaquina e a Barra da Lagoa). Próximos ao Norte da Ilha e com chuva pela frente, o mar ficou um pouco mais agitado e deu ainda mais emoção a regata.
 
Ao passar por Jurerê, o Catuana já liderava com boa folga e velejava com tranquilidade rumo ao primeiro lugar. “A prova foi bem tranquila, apesar de termos um problema no finalzinho com uma peça do barco não tivemos maiores problemas durante todo o percurso. Foi uma regata muito agradável e de um ótimo trabalho em equipe”, ressaltou Bruno Fontes, integrante do Catuana.
 
No total, 31 embarcações largaram na 45ª Volta à Ilha e a última delas cruzou a linha de chegada próximo das 06h30min deste domingo, completando a prova em aproximadamente 20h30min.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook