Classe RGS enche a raia na Semana de Vela de Ilhabela

Com regra simplificada, categoria formada por atletas mais amadores terá maior número de barcos na edição 2016 do maior evento da modalidade na América Latina / Foto: Eduardo Grigaits/Balaio

Ilhabela - A Semana de Vela de Ilhabela chega à sua edição de número 43 com a expectativa de 150 barcos na raia, entre os dias 1º a 9 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
 
Entre as 13 classes confirmadas, uma delas se destaca pelo número de veleiros registrados. Segundo a organização, a RGS deve ser mais uma vez a campeã de inscrições, repetindo os eventos anteriores. Uma explicação pode estar no nome da categoria, uma abreviação de Regra Geral Simplificada. É uma classe definida no Brasil e conta com a presença de barcos com perfil predominante de cruzeiro variando de 21 a 60 pés. ''O velejador consegue o seu certificado do veleiro sem demora e sem burocracia. A regra é justa e democrática, atendendo bem todas as variantes de barcos em no Brasil. Somos a regra de menor custo, já que o trabalho de toda a equipe é voluntário e os poucos valores cobrados pelos medidores e coordenadores são baixos'', disse Martin Bonato, presidente da classe.
 
A RGS é uma classe de rating, ou seja, é necessário um cálculo para definir o vencedor. Se um barco é o maior que o ouro precisa andar mais e errar menos para vencer a regata. Não necessariamente quem cruza a linha de chegada é o ganhador. ''Participo de regatas em todo o nosso litoral e noto que temos uma regra equilibrada e competitiva na raia, se você avaliar as sumulas notará que os primeiros colocados sempre estão próximos entre si, muitas vezes os ganhadores sendo definidos na última regata'', contou Martin Bonato, que além de ser presidente da RGS é velejador do Delta 32 Fantasma.
 
A RGS tem as divisões A,B,C e SILVER, uma categoria especial para barcos com no mínimo 28 pés, sem velas exóticas e aprovados pela Comissão Técnica da Semana de Vela.
 
As inscrições continuam abertas - Os tripulantes devem se inscrever no site oficial www.svilhabela.com.br. Até 20 de junho, o custo será de R$ 320 por velejador. De 21 a 27 de junho passa a ser de R$ 420. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club de Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição. 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook