Clínica da CBVela fortalece equipe para o Mundial da Juventude

Tiago e Philipp, 420  / Foto: Gabriel Heusi/CBVela

São Paulo - O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) encerrou neste domingo (1º/6), na Represa Guarapiranga, o ciclo de palestras e treinos com duração de três dias organizado pela departamento de Vela Jovem CBVela com o objetivo de preparar os atletas para as competições internacionais mais relevantes como Olimpíadas e Mundiais. A meta mais próxima é o 44º Mundial da Juventude, a partir de 12 de julho em Tavira (POR). 
 
Os integrantes do Audi YCSA Sailing Team, classificados para a competição da ISAF (Federação Internacional de Vela) em Portugal aproveitaram a Clínica para repetir largadas e manobras de boia - situações que podem definir uma regata - até se aproximarem da perfeição. Em terra, os 83 velejadores convocados pela CBVela acompanharam palestras e trocaram muitas informações com os 11 técnicos escalados para acompanhar cada uma das nove classes. 
 
‘’A sorte é que ventou em todos os dias e pudemos treinar muitas manobras e depois receber as orientações para corrigir as falhas. Foi muito importante também a palestra sobre regras. Lá fora o nível de conhecimento dos velejadores é bem elevado. Aqui, também precisamos aprender para sabermos quais são os nossos direitos na hora da disputa com outro barco’’, considerou Martin Lowy, representante brasileiro da classe Laser no Campeonato Mundial. 
 
A dupla Antonio Aranha e Stephan Kunath, classificada para correr de 29er em Portugal, também aproveitou ao máximo o evento, dentro e fora da água. ‘’Essa iniciativa é bem legal. Para melhorar, só se trouxessem as ondas de Ilhabela, onde costumamos treinar’’ brincou Antonio. "A palestra sobre regras foi bem oportuna. Eu, por exemplo, não sabia que podia orçar (manobrar contra o vento) quando se estabelece compromisso com outro barco próximo à boia’’, afirmou Stephan. 
 
"Iniciei a palestra com informações básicas, mas pelo conteúdo das perguntas percebi que podia elevar o nível. Os velejadores colaboraram muito, demonstrando interesse em usar a regra a favor deles nas situações que enfrentam em quase todas as regatas", ponderou Ricardo Lobato, o Blu, secretário executivo da CBVela. "Esse conhecimento é indispensável, principalmente quando se veleja no exterior", aconselhou o também juiz internacional. 
 
O atual campeão mundial júnior da classe 420, Tiago Brito, veio de Porto Alegre, onde veleja pelo Clube dos Jangadeiros, especialmente para participar da Cínica, junto com o parceiro Philipp Essle, do Audi YCSA Sailing Team, com quem assegurou a vaga para defender o título conquistado em 2013, no Chipre. "O principal foi treinarmos muitas largadas e fazermos regatinhas" opinou Tiago. "Estamos bem preparados e espero uma medalha em Tavira. Esse é o objetivo", desejou o aniversariante que completou 18 anos no sábado (31). "Trouxeram um bolo para mim. Foi uma bela surpresa. Estou muito feliz por comemorar ao lado de tantos amigos". 
 
A flotilha de 420 do YCSA mostrou sua força durante a Clínica. Tiago e Philipp puderam treinar ao lado de outras duplas da classe como Eric Belda e Rodrigo Dabus, Helena de Marchi e Elisa Von Fritsch, Marina Bomeisel e Marco Peek, Giuliana Tozzi e Marina Rittscher, que também irão ao Mundial. Pedro Corrêa aproveitou o evento para aprimorar seus treinos para representar o País na classe Byte nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. Velejadores de sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal, estiveram alojados no YCSA durante os três dias da Clínica que reuniu as classes: Lightning, Laser, 420, 29er, RSX (prancha a vela), Hobie Cat 16, Byte, Techno e Optimist.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook