Clube Veleiros do Sul defende vice-campeonato no Rio de Janeiro

Match Race em 2012 / Foto: AGIF

São Paulo - A força da vela do Sul do Brasil está confirmada na principal disputa barco contra barco do País. O Veleiros do Sul, atual vice-campeão, é o primeiro clube inscrito para a edição de 2013 do Match Race Brasil, que completa 11 anos. 
 
A tripulação formada pelo timoneiro Philipp Grotchmann, Frederico Sidou e Vilnei Goldmeier vai desafiar os demais iates clubes na Baía de Guanabara, na competição com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro. O quarto tripulante ainda será definido. 
 
A equipe gaúcha tem a virtude de aliar a experiência em Match Race com o domínio do J-24, classe de barcos dos Jogos Pan-Americanos e que vai receber as tripulações no Rio. Frederico Sidou, campeão brasileiro de J-24 no último domingo (17) em Porto Alegre, estava no time finalista no ano passado, derrotado pela tripulação da Marinha do Brasil. 
 
Frederico venceu o Brasileiro com o Team Crioula, comandado pelo velejador olímpico Samuel Albrecht. A conquista garantiu à equipe do Veleiros do Sul, a classificação para o Sul-Americano da classe, em março de 2014, no Chile. A atividade náutica do tradicional clube é intensa. Encerrado o Brasileiro de J-24, começou, nesta quinta-feira (21), o 5º Porto Alegre Match Cup - Campeonato Brasileiro de Match Race, com barcos da classe Eliott 6M e que serve como preparação dos velejadores para o Match Race Brasil. 
 
Quem vai comandar a tripulação gaúcha é Phillip Grotchmann, de apenas 19 anos. "Será uma experiência muito importante, meu primeiro Match Race Brasil. Nossos velejadores são experientes, já tendo corrido em outras edições, o que traz segurança e competitividade. A minha expectativa é muito grande, não só porque vamos correr em um barco J-24, mas porque vamos enfrentar grandes nomes da vela brasileira"
 
O Veleiros do Sul, tradicional clube náutico de Porto Alegre, que completa 79 anos em dezembro, é um reduto importante da vela de match race no sul do país, sempre incentivando e promovendo a formação de velejadores nesta modalidade. O Clube já foi casa da mais importante competição de Match Race do mundo em 2009, o Grand Final da ISAF Nations Cup. Velejadores de todo o país também já passaram pelo Clube realizando treinos e clínicas, como Renata Decnop e Juliana Senfft, timoneira brasileira que venceu a última edição da ISAF Nations Cup. 
 
Reta final de inscrições - As inscrições para o Match Race Brasil 2013 seguem abertas. O pedido dos clubes para participar da disputa termina na segunda-feira (25) e os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de 100 mil reais, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de 26 mil reais.
 
O grande desafio da edição será quebrar o domínio dos aspirantes da Escola Naval da Marinha do Brasil, que conquistaram o bicampeonato nos anos de 2011 e 2012, com uma tripulação comandada pelo jovem Henrique Haddad, de 26 anos. Na última edição, o Veleiros do Sul, com o timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando do filho de Torben, Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club.
 
Classificação em 2012:
 
1º - Marinha do Brasil - Henrique Haddad
2º - Veleiros do Sul - Samuel Albrecht
3º - Rio Yacht Club - Marco Grael
4º - Búzios Vela Clube - Alexandre Saldanha
5º - Yacht Club Ilhabela - Maurício Santa Cruz
6º - Iate Clube do Rio de Janeiro - Thomas Low-Beer
7º - Ciaga - Renata Decnop
8º - Clube Naval Charitas - Rafael Pariz

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook