Com ultrapassagens e duelos nas águas, Brasileiro de HPE 25 tem dia perfeito em Ilhabela

Regatas são realizadas em Ilhabela  / Foto: Marcos Mendez / Divulgação

Ilhabela - Sol e vento leste entre 10 e 13 nós ofereceram cenário ideal para mais três regatas do Campeonato Brasileiro da Classe HPE 25 nesta sexta-feira (16). Ultrapassagens e duelos espetaculares mantiveram a adrenalina das 24 tripulações que participam da competição. 
 
Atik, da Marinha do Brasil, Ginga e Take Ashauer foram os três vencedores do dia. Phoenix, Fit to Fly e Ginga são respectivamente os três primeiros na classificação geral após cinco regatas. Outras cinco devem ser disputadas até o próximo domingo. 
 
As condições favoráveis de vento, aliada ao elevado nível das tripulações, fez com que a flotilha velejasse muito junta, o que exigiu intervenção dos umpires (juízes embarcados) em vários momentos, principalmente nas largadas e montagem da boia de barla (final da perna de contravento). Na segunda regata, Ginga e Phoenix travaram duelo particular na última perna de popa, decidido em favor do Ginga quase em cima da linha de chegada. 
 
As manobras das embarcações proporcionaram emoção constante na raia e um show de imagens, que podem ser assistidas nos flashes ao vivo da página “ Classe HPE ” no Facebook. O desempenho do Atik no vento em popa levou a tripulação da Marinha à vitória na primeira regata do dia. “Realmente nossa tática no popa fez a diferença. Eu e nosso timoneiro, Mário Tinoco estávamos bem entrosados com o barco. Vencemos a Taça Comodoro no Rio de Janeiro com cinco vitórias em cinco regatas”, enfatizou a proeira Larissa Juk, sargento da Marinha, assim como Tinoco.    
 
Após a dramática vitória na segunda regata do dia, o comandante do bicampeão brasileiro, Ginga, Breno Chvaicer, comentou a manobra decisiva durante o duelo com o líder do campeonato, Phoenix. “Em vez de darmos o jibe (mudar a direção da proa a favor do vento), optamos por orçar para encobrirmos o vento que chegaria até eles. Depois seguimos em linha reta até a linha de chegada”. 
 
A terceira prova da sexta-feira e quinta da competição com vitória do Take Ashauer, teve o Phoenix na terceira colocação, atrás do Fit to Fly, resultado que manteve o barco do tático André Fonseca na liderança. “Além de velejarmos muito bem, o sol e o vento reforçaram as belezas naturais de Ilhabela. O dia foi fantástico. Nosso desafio agora é conservar a primeira colocação até o final. Ginga e Fit to Fly estão muito fortes. Precisamos manter a concentração”, recomendou o velejador olímpico Bochecha.   
  
Classificação após cinco regatas 
1) Phoenix (Eduardo Souza Ramos): 3+1+4+2+3 = 13 pontos perdidos 
2) Fit to Fly (Henrique Hadad): 2+4+6+3+2 = 17 pp 
3) Ginga (Breno Chvaicer): 11+2+2+1+6 = 22+2* = 24 pp 
4) Dom (Pedro Lodovici): 7+3+7+5+4 = 26 pp 
5) Atik (Mário Tinoco): 8+11+1+4+7 = 31 pp 
 
Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook