Copa da Juventude define equipe brasileira para o Mundial

Raia de Jurerê já recebe os melhores velejadores jovens do país para as disputas da Copa da Juventude / Foto: Danilo Caboclo / ICSC

Rio de Janeiro - Nesta quarta-feira, 19, foi dada a largada para as disputas da Copa da Juventude de Vela, disputada na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, Florianópolis. Com aproximadamente setenta velejadores de sete estados, a Regata de Abertura deu início as atividades na raia da competição que terá a partir desta quinta-feira o início das brigas pelas oito vagas oferecidas para compor a Seleção Brasileira que disputará o Mundial da Juventude, em Tavira (POR), no mês de julho.

Com tradição nas competições mundiais para jovens velejadores, a expectativa da organização é que as disputas em Florianópolis sejam bem acirradas. “Nos últimos anos nós temos conseguindo alcançar ótimos resultados nos Mundiais e a expectativa para este ano não é diferente”, explica o gerente de eventos da Confederação Brasileira de Vela, Ricardo Baggio “Kadu”. “A raia de Jurerê é um excelente local, pois oferece ótimas condições para a competição. O nível do evento promete ser grande. Temos velejadores de diversos estados, o que mostra a grandeza deste evento”, reforça.
 
As oito vagas em disputa na Copa da Juventude são: RS:X Masculino e Feminino, 420 Masculino e Feminino, Laser Radial Masculino e Feminino, Hobbie Cat 16 e 29er, sendo que o campeão de cada classe ganha o direito de representar o país no Mundial da Juventude.
 
Principal competição do ano para a elite jovem do país:
 
Os principais velejadores entre 14 e 18 anos estão em Florianópolis em busca de um só objetivo: fazer parte da equipe nacional que disputará o Mundial da Juventude em Portugal. Para se ter uma ideia do nível desta competiçãp, velejadores como Robert Scheidt, Ricardo “Bimba” Winicki, Martini Grael, Kahena Kunzi e Patricia Freitas, todos integrantes da equipe brasileira de vela olímpica, já foram medalhistas no Mundial da Juventude.
 
Inclusive, a edição de 2014 da Copa da Juventude em Florianópolis conta com a participação de velejadores jovens, mas que já tem em seu currículo o título de Campeão Mundial. Martin Lowy, Thiago Brito e Kim Vidal participam do evento em Jurerê e já conquistaram o título mundial da categoria em anos anteriores.
 
“O nível técnico desta competição será muito elevado. Nós temos aqui diversos atletas que já foram medalhistas em mundiais da juventude. Estão reunidos aqui os jovens com potencial de integrar a seleção. Se analisarmos a equipe olímpica atual, podemos notar que vários atletas participaram do Mundial da Juventude, o que nos leva a crer que muitos destes competidores que estão aqui em Florianópolis possam vir a ser medalhistas olímpicos um dia”, explica Ricardo Navarro, presidente da comissão de regatas da Copa da Juventude.
 
Formato da competição:
 
Estão programadas sete regatas para os três dias de disputas, sendo duas regatas por dia e um terceiro com três. No entanto, tudo depende das condições durante a semana. Caso sejam feitas cinco ou mais regatas, os atletas poderão utilizar apenas um descarte. Caso sejam feitas quatro ou menos, não existe a possibilidade de ser retirado o pior resultado da pontuação final, o que deixa a competição ainda mais acirrada.
 
“A previsão aponta para condições variadas ao longo dos próximos dias. Além disso, por ser uma competição de apenas três dias a chance dos atletas errarem é mínima, o que torna o evento ainda mais acirrado e competitivo”, encerra Navarro.
 
A Copa da Juventude de 2014 é a seletiva para o Campeonato Mundial da Juventude, a ser realiado em Tavira, Portugal.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook