Copa da juventude revela futuros nomes da Vela Brasileira

Fotos: Felipe Castellari

São Paulo - Terminou na segunda-feira (dia 7) em São Paulo (SP) o campeonato mais importante do projeto Vela Jovem, iniciativa da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para o desenvolvimento do esporte entre os jovens.
 

Realizada no Yacht Clube Santo Amaro, na Represa Guarapiranga, a Copa da Juventude 2015 definiu a Equipe Brasileira de Vela Jovem que representará o país no Mundial da Federação Internacional de Vela (ISAF), em Langkawi, na Malásia, e nos IV Jogos Sul-Americanos de Praia, em Pimentel, no Peru, ambos em dezembro.

“Foi um bom campeonato, com recorde de barcos. O trabalho dos clubes, em parceria com as atividades da CBVela, proporcionou essa boa quantidade de barcos. Durante o evento, realizamos reunião do Conselho Técnico de Vela Jovem, em que apresentamos as prioridades para 2016 e explicamos as exigências para participação nos campeonatos mundiais”, afirmou o Diretor Técnico da Vela Jovem, Alexandre Paradeda.
 
O dirigente também classificou como fundamental a estrutura disponibilizada pelo Yacht Clube Santo Amaro, com alojamento para todos os velejadores. “Isso facilitou as palestras pois todos os atletas ficavam o tempo todo no clube. Também é preciso destacar a presença da Kahena Kunze, uma campeã mundial, que esteve acessível aos velejadores”, disse Paradeda.
 
Mais de 70 atletas de oito estados disputaram a Copa da Juventude, competição em que o único limite de idade era ter, no máximo, 18 anos. Na classe 29er, a dupla Antonio Aranha e Alexander Essle ficou com a vitória. Na 420, o primeiro lugar ficou com Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz. Na Hobie Cat 16 o título terminou nas mãos de Diogo Zabeu e Otavio Cardoso. Ricardo Luz faturou na Laser Radial e Brenno Fracioli na RS:X. O Iate Clube do Rio de Janeiro venceu como o melhor clube de Vela Jovem.
 
Em 2015, a CBVela tem uma previsão de investir na Vela Jovem o triplo do ano passado. Até o momento já foram realizadas dez clínicas, nas mais diversas classes, em cinco estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) e no Distrito Federal, proporcionando uma inédita pluralidade nas ações da Vela Jovem.
 
Além disso, a confederação apoiou a participação dos velejadores em seis competições internacionais e irá custear a ida dos atletas para o Mundial da Juventude. Ainda estão previstas a realização de mais quatro clínicas e da I Copa Brasil de Vela Jovem, evento em conjunto com a III Copa Brasil de Vela, em Niterói (RJ), em dezembro.
 
A Copa da Juventude 2015 teve realização conjunta do Yacht Club santo Amaro, CBVela e Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP).
 
Sobre a CBVELA - A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (ISAF) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, BG Brasil como co-patrocinador, a Slam como fornecedora oficial e a Richards como parceira. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: seis. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 17 medalhas em Jogos Olímpicos.
 
Confira os resultados:
Hotsite - Copa da Juventude 2015: https://goo.gl/uhOyvU
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook