Crianças driblam frio e vento e mostram que levam jeito para vela

Olívia vence regata / Foto: Sidney Bloch/ZDL

São Paulo - O Campeonato Brasileiro de Optimist 2013 entra em sua reta final no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) com provas equilibradas e indefinição em relação aos campeões. O evento, apontado como a maior da vela do País, reúne 135 crianças e adolescentes de oito estados. Mesmo com o frio atípico para o verão paulista, com chuva e termômetros na casa dos 20 graus, os mirins mostraram na água que as condições climáticas pouco atrapalham. 
 
Nesta segunda-feira (21), por exemplo, nas três regatas do programa, os atletas correram debaixo de garoa e até chuva forte. O vento também apareceu com rajadas de 18 nós, ou aproximadamente 34 km/h, média de 15 nós durante o dia. Foi um teste real para a carreira da nova geração da vela nacional, que certamente representará o País nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024. 
 
Após nove regatadas e um descarte, o paulista Pedro Correa (YCSA) assumiu a liderança do campeonato, que estava nas mãos do gaúcho Gabriel Camargo (Veleiros do Sul). O garoto de São Sebastião conseguiu vencer duas provas e tirar um terceiro lugar. "Consegui dar o meu melhor e os resultados apareceram. Claro que o conhecimento da raia da Represa do Guarapiranga fez a diferença, mas eu velejo melhor com vento forte", afirmou Pedro. "Preciso manter a média de ficar entre os primeiros nas três regatas finais do campeonato. A minha estratégia para as decisões é evitar erros que me tirem do bloco," acrescentou. 
 
No feminino, o melhor desempenho até agora é da também paulista Olívia Belda (Clube de Campo São Paulo). Nesta segunda-feira, a atleta de 12 anos ficou sempre entre os 10 primeiros e acabou vencendo a última regata do dia. "O meu objetivo é subir ainda mais na tabela e terminar entre os 10 primeiros. Vou usar o fator casa, ou seja o conhecimento da raia, para terminar entre os primeiros. Com dia livre, a ideia é descansar agora e voltar com mais força", disse Olívia. "Gosto de velejar de Optimist e espero melhorar ainda mais na classe. Não sei ao certo se seguirei na carreira de velejadora profissional, mas vou continuar na vela," completou. 
 
Dia de descanso - Pedro, Olívia e os outros 133 velejadores que disputam o Brasileiro de Optimist terão a terça-feira (22) de descanso. Eles só voltam a competir na quarta-feira (23), data das últimas regatas do calendário. Depois, os mirins participam do campeonato por equipes. Serão quatro velejadores por time em uma espécie de mata-mata, parecido com o futebol. 
 
"O campeonato tem um nível técnico excelente e o YCSA não tem poupado esforços em investimento para oferecer uma estrutura de alto nível para as crianças, parentes e comissão técnica. A classe está passando por um processo de renovação intenso nesses dois últimos anos. Podemos observar a entrada de atletas novos disputando intensamente cada regata para representar o Brasil nos eventos internacionais, como o Sul-americano de Porto Alegre e o Mundial da Itália", explicou Jonatas Gonçalves, um dos juízes do evento.
 
As crianças e adolescentes se divertiram após as regatas de segunda-feira em uma balada improvisada no galpão do YCSA. Enquanto os pequenos dançavam, os pais e familiares curtiam um show de Jazz nas dependência do clube. Na terça, a maioria dos participantes já tem programa: alguns vão para o Zoológico, outros para um parque aquático e a maior parte para shoppings da região.
 
O evento, que tem patrocínio do Sistema ANGLO de Ensino - Abril Educação, conta com atletas de 9 a 14 anos. São sete estados ao todo e mais o Distrito Federal na disputa. A maior flotilha é do Rio de Janeiro, com 40 atletas. São Paulo, que sedia o campeonato, conta com 30 mirins. Na sequência aparecem Bahia (16), Rio Grande do Sul (16), Paraná, Distrito Federal (10), Pernambuco (10) e Santa Catarina (3).
 
O Optimist - Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista. 
 
Ficha técnica do Optimist:
 
Comprimento total: 2,34m
Largura: 1,13 m
Deslocamento: 35 quilos
Área vélica: 3,25m²
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook