Dupla de Ilhabela da HC 16 é campeã e leva vaga para o Pan de Toronto

Dupla comemora o título e a vaga para o Pan / Foto: Divulgação / CBVela

Rio de Janeiro - Os velejadores paulistas Cláudio Teixeira e Bruno Oliveira representarão o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015. A dupla ficou com a vaga ao vencer o Campeonato Sul-Brasileiro da classe Hobie Cat 16, válida como seletiva nacional, encerrado neste domingo no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Em segundo lugar ficaram José Roberto de Jesus e Otávio Cardoso (SP) e em terceiro Bernardo Arndt e Adriana Overgoor (SP). No Sul-brasileiro de Hobie Cat 14 o vencedor foi o catarinense Adam Max Mayerle, que ganhou o título por antecipação no sábado. Em segundo lugar ficou o gaúcho Márcio Tozzi, do Veleiros do Sul.
 
Na Hobie Cat 16 foi uma final dramática entre as tripulações de Ilhabela porque elas terminaram empatadas em 16 pontos cada uma, sendo definido pelo critério de desempate. Ao cruzar a linha de chegada o timoneiro Cláudio Teixeira, 47, que irá pela primeira vez os Jogos Pan-americanos abraçou fortemente o seu proeiro Bruno Oliveira, que foi medalha de prata nos Jogos de Guadalajara em 2011 com Bernardo Arndt.
 
Não era para menos a emoção. Qualquer um dos três primeiros colocados tinha chance de levar o título e a única possibilidade de Cláudio e Bruno era vencer a última regata. Começaram mal na regata, em sexto, mas foram se recuperando, até chegar em primeiro.
 
“Viemos para ganhar, mas sabíamos que seria difícil. No campeonato nós tivemos que superar o mito da HC 16, Bernardo Arndt, e o experiente Jesus, dois nomes fortes possuidores de vários títulos. Foi muito tenso mas agora estamos muito felizes,” disse Claudinho. Confira a súmula final do HC16.
 
Ao chegar em terra, o campeão abraçou o vice e lamentou tirar a vitória do seu amigo de 30 anos. Roberto, que perdeu pela quarta vez a chance de ir ao Pan-americano, disse que mesmo assim estava satisfeito porque “os representantes são do grupo de Ilhabela”. Cláudio e Bruno começaram a velejar juntos há um ano e meio e o timoneiro atribuiu a conquista pela experiência de velejador do seu parceiro e a evolução técnica que a dupla vinha obtendo neste período.
 
Na Hobie 14, Adam Max Mayerle, 31 anos, conquistou o seu terceiro título do SulCat ao vencer sete das oito regatas do campeonato. Neste domingo nem foi para raia. “Nós temos uns 15 velejadores de HC 14 atuantes e isso faz a diferença. Aqui em Porto Alegre, com exceção do Tozzi e do Lindau, é gente que está começando na flotilha”, disse Adam, 31 anos.
 
A cerimônia de premiação e encerramento do campeonato ocorreu no fim da tarde desse domingo com a presença no presidente nacional da classe ABCHC Luiz Gonzaga Machado e do presidente da Confederação Brasileira de Vela Marco Aurélio de Sá Ribeiro, que compareceu ao evento para acompanhar a definição da última vaga da vela brasileira para o Pan de Toronto.  Dos 10 competidores no SulCat, cinco eram de Santa Catarina. A competição teve a participação de 30 barcos na classe HC 16 e 10 na HC 14 de oito estados e contou com o apoio da Água de Arcanjo.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook