Equipe de Vela disputa mundiais de 49ER/49ERFX e Nacra 17

Martine Grael e Kahena Kunze / Foto: Pedro Martinez/Sailing Energy

Flórida - A partir desta terça-feira, dia 9 de fevereiro, a Equipe Brasileira de Vela inicia as disputas dos Campeonatos Mundiais no ano olímpico. Em Clearwater, na Flórida, nos Estados Unidos, três duplas classificadas para os Jogos Olímpicos do Rio entram na água para competir nos Mundiais de 49er/49erFX e Nacra 17: Marco Grael e Gabriel Borges, Martine Grael e Kahena Kunze e Samuel Albrecht e Isabel Swan. A fase de classificação das duas competições vai de terça-feira até sábado. No domingo serão disputadas as regata da medalha.
 
Atuais líderes do ranking mundial da classe 49erFX, Martine e Kahena vão em busca do bicampeonato. A dupla foi campeã em 2014 e ficou com o vice em 2013 e 2015. “Tem ventado muito, então vai ser uma semana boa para aprendizados. Nessa reta final para os Jogos Olímpicos estamos sempre buscando aquele algo a mais que vai fazer a diferença”, disse Kahena.
 
Por conta dos Jogos Olímpicos, o Mundial de 49er/49erFX foi antecipado. Assim, o intervalo entre a edição 2015 e a atual será de apenas três meses. Antes de competir em Clearwater, Martine e Kahena conquistaram a medalha de bronze no Midwinter, em Miami, e ficaram em quinto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF).
 
Na 49er, Marco e Gabriel competem no Mundial sem a pressão de estarem buscando a vaga olímpica. Em 2015, a dupla chegou na competição em Buenos Aires, na Argentina, em intensa disputa com Dante Bianchi e Thomas Lowbeer.
 
Na Nacra 17, Samuel e Isabel disputam juntos o Mundial pela primeira vez. Em 2015, a dupla não participou, pois a parceria tinha sido formada próxima da competição. “Estamos num caminho de aprendizado e desenvolvimento das regulagens do barco. Nosso objetivo no Mundial é aumentar o nosso entrosamento e desenvolver a velocidade do barco”, disse Isabel. A classe ainda terá a participação de outra dupla brasileira: João Bulhões e Gabriela Nicolino.
 
Todos os velejadores da Equipe Olímpica contam com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) a fim de garantir aos velejadores a estrutura necessária para a melhor preparação para os Jogos Olímpicos. O suporte vai desde a ciência do esporte, com equipe multidisciplinar, até a participação nas principais competições no ano olímpico.
 
A EQUIPE BRASILEIRA DE VELA NOS JOGOS RIO 2016
 
Laser: Robert Scheidt
Laser Radial: Fernanda Decnop
49er: Marco Grael e Gabriel Borges
49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze
Finn: Jorge Zarif
470 feminina: Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan
470 masculina: Henrique Haddad e Bruno Bethlem
Nacra 17: Samuel Albrecht e Isabel Swan
RS:X feminina: Patricia Freitas
RS:X masculina: Ricardo Winicki, o Bimba
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook