Espanha, França e Nova Zelândia lideram semana da vela no Rio

Largada do 49er FX / Foto: Fred Hoffmann

Rio de janeiro - Não tem jeito, o vento não quer mesmo aparecer neste inverno ensolarado do Rio de Janeiro. Mais uma vez os velejadores que estão disputando a 28ª Semana Internacional de Vela no Iate Clube do Rio de Janeiro ficaram em terra por mais de uma hora esperando até que uma brisa um pouco mais forte soprasse na baía de Guanabara.

Na raia do Pão de Açúcar, os 470 puderam fazer as duas regatas programadas para o dia e voltaram para terra já próximo das 17h

“Estamos muito contentes, pois conseguimos ler bem a área de regata graças ao nosso treinador, que nos deu as dicas bem claras sobre o que estaria acontecendo. Cumprimos o plano e estávamos com boa velocidade, então o negócio é só velejar pra frente. Passamos as duas últimas semanas treinando aqui, sempre no mesmo horário, com o mesmo vento, então quando se conhece, fica um pouco mais fácil”, disse o espanhol Onán Rodríguez, que ao lado de Juan Cabrera lidera a competição.

Entre as meninas, as francesas Camille Lecointre e Hélène Defrance seguem na liderança. “Foi muito difícil. Na primeira regata estávamos em primeiro, em último, em primeiro de novo, em último de novo… Muitos barcos chegaram juntos, então nem sei como fomos. Na segunda acabamos na quarta colocação, então posso dizer que foi um bom dia. Esta é a quarta vez no Rio e sabemos que ainda temos que treinar muito. Aqui é um lugar muito especial!”, disse Camille, que foi sétima na primeira regata.

Na raia da Escola Naval estavam os barcos mais rápidos, das classes 49er e 49erFX. Ao contrário desta segunda-feira, foram as meninas que correram mais regatas hoje, três no total, contra duas dos homens. Alex Maloney e Molly Meech lideram a competição com duas vitórias hoje entre as meninas. Os conterrâneos da Nova Zelândia Peter Burling e Blair Tuke, lideram entre os homens, com uma vitória hoje.

“A velejada foi muito gostosa, com vento bastante rondado. Estamos felizes em voltar a velejar no Rio, mas cada dia é um novo desafio”, disse Alex.
Quem merece destaque hoje entre os brasileiros é a dupla Marco Grael e Gabriel Borges, da 49er. Os meninos terminaram a segunda regata da série na segunda colocação e subiram para oitavo geral. “Este é o segundo ano que temos os estrangeiros aqui treinando com a gente e estamos tentando nos acertar para o Evento Teste, que será muito importante para nós. As condições destes últimos dois dias não foram tão boas, o vento entrou sempre tarde e, por isso, o dia acabou tarde. Mas para o inverno está bom, que normalmente não venta. Temos que aproveitar as condições como estão, pois, é o que vamos encontrar no Evento Teste e nos Jogos Olímpicos”, disse Marco.

Nesta quinta-feira a previsão é de que até três regatas sejam disputadas pelos 470 e até quatro pelos 49er e 49er FX.


 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook