Filha de Torben Grael é campeã Norte Americana de 49ER FX

Dupla brasileira começou bem a temporada / Foto: Fred Hoffmann

EUA - Martine Grael e Kahena Kunze começaram 2013 em grande estilo. As duas venceram, neste último domingo, o Campeonato Norte Americano de 49er FX. Esta foi a primeira competição internacional da dupla, que a partir do dia 26 irá disputar o Miami OCR, segunda etapa da Copa do Mundo de Vela.
 
"Estamos satisfeitas porque nunca velejamos com vento tão fraco. A raia é bastante rondada e felizmente conseguimos nos acertar", contou Martine. "Para a próxima competição esperamos mais vento para sair da loteria e ter um pouco mais de adrenalina. Neste campeonato tivemos que termuita paciência", completou a proeira Kahena, que junto com Martine foi campeã mundial da juventude em 2009.
 
No domingo as regatas tiveram um formato novo, chamado de Theater Style. O percurso é mais curto, com no máximo 15 minutos, em uma raia limitada, e os protestos são julgadosdentro d’água. Cada colocação tem uma pontuação e ganha o que somar 10 pontos primeiro. 
 
Como o vento estava muito fraco, a flotilha velejou junta, dificultando as ultrapassagens. Por terem passado da primeira fase em primeiro, as brasileiras chegaram com cinco pontos perdidos. Ao conquistarem o segundo lugar nas duas regatas que correram, elas somaram mais seis pontos, garantindo assim o primeiro título na nova classe.
 
O evento, disputado em Miami, reuniu seis duplas da Itália, Espanha e Estados Unidos. A previsão é que para a próxima competição oito duplas estejam presentes, dentre elas a americana Anna Tunnicliffe, considerada uma forte adversária por Martine. "Acredito que a Anna e a italiana Giulia Conti serão nossas maiores adversárias. Com o vento fraco é difícil falar quem é melhor, mas com um pouco mais de vento vai ser mais difícil para todas", disse ela.
 
A segunda-feira foi dia de folga, mas as meninas já voltaram para a água nesta terça para seguir treinando. A ideia da dupla é velejar omáximo possível até o início das regatas, porém se poupando para chegarem em forma na hora da disputa. Desde que se juntaram, no final de 2012, Martine e Kahena têm treinado quase todos os dias na baía de Guanabara. No último ciclo olímpico, a filha do multimedalhista Torben Grael velejou ao lado de IsabelSwan na classe 470 e juntas elas conquistaram a vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook