Florianópolis é palco da final mundial do Extreme Sailing Series 2013

Barco quase decolando com ação do vento forte / Foto: Lloyd Images

Florianópolis - Cercada por belas praias, Florianópolis é um dos principais redutos escolhidos pelos turistas que visitam o Brasil todos os anos em busca de lazer e entretenimento. Com uma rede gastronômica de ampla variedade, um night life agitado e que atende às mais variadas exigências, além de uma beleza natural única, a capital catarinense foi escolhida para receber a última etapa do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, entre os dias 14 e 17 de novembro. 
 
O desafio já percorreu três continentes e reunirá alguns dos principais velejadores do mundo em oito velozes catamarãs de 40 pés (12 metros) que nesta temporada passa por três continentes, emocionando os fãs da vela que costumam lotar as arenas montadas junto à raia, como torcedores em um estádio de futebol. Florianópolis terá o privilégio de definir a equipe campeã de 2013. 
 
Florianópolis tem uma grande conexão com os esportes náuticos. As famosas praias de Floripa recebem desde a década de 80 competições internacionais de surf, como a etapa brasileira do WCT, o Campeonato Mundial de Surf, tendo como palco a famosa Praia da Joaquina. Além disso, modalidades como bodyboard, wakeboard, e kite surf também são adequadas às características das praias da Ilha. Porém, é com a vela que a cidade tem maior identificação.
 
Com 42 praias à disposição dos turistas, a cidade de Florianópolis oferece opções para todos os gostos e a região norte da Ilha, onde está a Praia de Jurerê, é a preferida dos velejadores. Devido às condições adequadas de vento e de mar, a raia de Jurerê se tornou uma das referências no país para treinos de alto rendimento, recebendo atletas de ponta, como é o caso do velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, campeão da última Semana de Vela de Ilhabela, terceiro colocado na Regata Volta ao Mundo com o Brasil 1 e representante brasileiro em quatro Jogos Olímpicos. Bruno Fontes, o campeão pan-americano Matheus Dellagnelo e Bruno di Bernardi, também desenvolvem suas campanhas olímpicas em Jurerê.
 
Para o catarinense Bruno Fontes, representante do Brasil nas duas últimas Olimpíadas na classe Laser, a escolha de Florianópolis para receber a última etapa do Extreme Sailing Series não poderia ter sido melhor. "Floripa é um local perfeito para se velejar. Em novembro a predominância do vento nordeste proporciona ótimas condições na raia, o que deve aumentar a emoção. A escolha do local de regatas foi de extrema felicidade, pois o Trapiche fica na principal avenida da cidade, de fácil acesso e próximo ao principal cartão postal da Ilha, a Ponte Hercílio Luz. Com certeza o público presenciará um show nas águas e terão a oportunidade de vivenciar algo que não é muito comum por aqui", enfatiza o velejador. 
 
Arena localizada no coração da cidade - Como bem apontou o velejador Bruno Fontes, a arena que será montada para receber a etapa brasileira do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, está localizada no coração da capital catarinense. A Avenida Beira Mar Norte possui uma ampla variedade de opções gastronômicas, hoteleiras e culturais. Outra vantagem, é a facilidade às vias de acesso ao Aeroporto Internacional. Nas proximidades da arena, o turista que quiser estender a diversão após as regatas, encontrará uma série de opções de lazer e entretenimento. Os bares ao redor da Avenida Beira mar traduzem o estilo boêmio de Floripa. A pedida preferida - imperdível aos turistas - é a cerveja sempre gelada, acompanhada pelos pasteizinhos de camarão ou casquinhas de siri, iguarias típicas da região. Para os mais saudosistas ou interessados em conhecer um pouco da história da cidade, o Mercado Público é parada obrigatória. São quitutes, bebidas e souvenires que remetem às tradições locais. 
 
No entanto, existem mais locais para se aproveitar o que Floripa tem de melhor. Do centro da cidade até o leste da Ilha, é possível conhecer um dos mais belos cartões postais da cidade: a Lagoa da Conceição. Próxima a algumas das mais badaladas praias da cidade, a lagoa é famosa por seus restaurantes que oferecem as deliciosas sequências de camarão. A Avenida das Rendeiras, que liga o centrinho da Lagoa às praias do leste da Ilha, é o ponto ideal para quem deseja apreciar o prato mais típico da culinária de Florianópolis.
 
Para quem prefere agitação, o Norte da Ilha é a opção mais indicada. Seguindo no rumo das praias do norte, o turista pode conhecer um pouco de cada maravilha que Floripa tem a oferecer. Antes de chegar aos pontos mais badalados é indispensável fazer uma pausa nas pacatas Praias de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. Por lá, também é possível apreciar o melhor da culinária da cidade, visitando-se a rota gastronômica. São dezenas de restaurantes, a maioria "pé na areia" mas com pratos diversificados e requintados. 
 
Pela mesma rota norte, um pouco mais adiante, o visitante da Ilha chegará ao agito dos famosos "beach clubs". Jurerê Internacional tornou-se um dos principais pontos de turistas durante o verão. As baladas de frente para o mar atraem pessoas do mundo inteiro e são mundialmente conhecidas por promoverem as melhores festas, além dos excelentes bistrôs do bairro mais charmoso da cidade.
 
Florianópolis: a melhor capital do Brasil para viver - Quando se fala em Florianópolis a primeira ideia que vem à cabeça é beleza natural. A cidade, porém, tem outro apelo muito forte: seus moradores. Símbolo da Ilha da Magia, o "manezinho", como são conhecidos os nativos, Gustavo Kuerten, o Guga, representa muito bem o seu povo. Tricampeão de Rolland Garros, torneio integrante do seleto Grand Slam, Guga atingiu a posição de número um no ranking da ATP e ganhou um lugar de destaque no coração da torcida brasileira. Guga é o maior ídolo da cidade e um dos mais ilustres cidadãos catarinenses. Deixou como legado para a cidade o Instituto Guga Kuerten, que ajuda crianças e jovens carentes a encontrarem uma oportunidade na vida por meio de ações esportivas. 
 
Pelas opções que a Ilha oferece, a população de Florianópolis tem o privilégio de levar uma vida tranquila, com qualidade e ao mesmo tempo agitada, se assim desejar. Recentemente, a cidade foi considerada, em pesquisa divulgada pela ONU, como a melhor capital do país para viver, além de possuir o melhor IDH entre as principais cidades do país. Com a passagem do Extreme Sailing Series por Florianópolis, a população terá a chance de presenciar algo jamais visto na Ilha: o espetáculo único dos barcos voadores. Quanto aos visitantes, quem vier acompanhar as regatas, com certeza será tomado pelo sentimento de não querer mais ir embora. 
 
O Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Florianópolis apoiam a competição. A intenção é de que o compromisso, entre o evento e a cidade seja assumido a longo prazo. A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, relaciona a beleza natural de Florianópolis com o arrojado design dos modelos Extreme 40. "É uma honra acolher esta competição mundial de vela. Nossa cidade, cercada por água, vai ficar ainda mais bonita com a flotilha de barcos extremamente velozes".
 
Sobre a capacidade da cidade para receber eventos de grande porte, Maria Cláudia acrescenta. "A excelente infraestrutura, a geografia privilegiada e o clima maravilhoso são ideais para a prática de esportes náuticos. A ilha de Santa Catarina é um polo turístico que tem plena capacidade para sediar a etapa brasileira do Extreme Sailing Series, apresentado por Land Rover, fato constatado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções que nomeou Florianópolis como a sexta melhor cidade do mundo para a realização de eventos internacionais. O vento está soprando a favor e estamos ansiosos para a chegada dos barcos". 
 
O que é o Extreme Sailing Series - Com paradas na Europa, Ásia e América do Sul, o Extreme Sailing Series reúne oito equipes dos países envolvidos, representadas por cinco tripulantes cada, além de um convidado, distribuídas em catamarãs (barcos de dois cascos) com 40 pés de comprimento (12 metros), que chegam a atingir a velocidade de 70 km/h
 
O Extreme Sailing Series™ é um circuito mundial de regatas, que atrai os melhores velejadores do mundo, e é disputado em ‘arenas’ projetadas especificamente para que os espetadores tenham a oportunidade de acompanhar as manobras de veleiros de altíssimo rendimento junto à costa. O formato exclusivo da competição proporciona uma grande interação com os torcedores. Além disso, a etapa de Floripa é a última de 2013, reservando ao catarinense a emoção da final do campeonato em que será conhecido o time campeão da temporada. 
 
Programação*
 
Quinta-feira - 14/11
10h30h às 11h30 - Coletiva com os comandantes das equipes 
14h às 17h - Regatas em frente à arena 
 
Sexta-feira - 15/11
14h às 17h - Regatas em frente à arena
 
Sábado - 16/11
14h às 17h - Regatas em frente à arena 
18h às 19h - Regatas em frente à arena 
 
Domingo - 17/11
14h às 16h30 - Regatas em frente à arena
17h - Premiação dos campeões da etapa Brasil e do Extreme Sailing Series 2013 
* as atividade e horários podem sofrer alterações
 
Serviço: 
 
Extreme Sailing Series Florianópolis
Local: Trapiche da Avenida Beira Mar Norte (av. Rubens de Arruda Ramos/Praça de Portugal) - Florianópolis
Data: 14/11 a 17/11 - aberto ao público a partir do dia 15, com entrada gratuita
Site oficial: http://www.extremesailingseries.com
 
Classificação geral após seis etapas 
 
1 - The Wave Muscat (Omã) - 56 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 54 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 45 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 41 pontos
5 - Realteam (SUI) - 35 pontos
6 - GAC Pindar (NZL) - 30 pontos
7 - Barco do País (tripulação convidada) - 26 pontos
8 - Team Korea (KOR) - 16 pontos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook