Ginga faz a trinca na classe HPE 25 na Semana de Vela de Ilhabela

Em dia perfeito, barco do comandante Breno Chvaicer obtém três vitórias em três regatas disputadas nesta quinta-feira (13) / Foto: Thito Strambi/SailStation

São Paulo - A tripulação do Ginga, comandada por Breno Chvaicer, dominou a raia da HPE 25 nesta quinta-feira e venceu as três regatas da classe pela Semana de Vela de Ilhabela. Ao norte do Canal de São Sebastião, Chvaicer e sua equipe mostraram que estão afinados com o vento leste, condição predominante na ilha. Ginga, atual campeão, venceu as três provas praticamente de ponta a ponta sem dar chances aos adversários.
 
O barco de Ilhabela assumiu a liderança da competição após cinco regatas e um descarte. Conquest e o vice-campeão brasileiro, Fit to Fly, vêm a seguir na classificação geral, 11 pontos atrás do Ginga. O vento leste constante, entre 10 e 12 nós, cerca de 20 km/h, permitiu que a Comissão de Regatas realizasse três provas com 4,2 milhas (7,5 km) cada. Vários dos 21 barcos velejando muito próximos uns dos outros, proporcionaram duelos emocionantes, principalmente junto à boia de barla (final da perna de contravento).    
 
Os treinos recentes nas raias de Ilhabela contribuiram para que o Ginga tivesse aproveitamento de 100% no segundo dia de regatas para a classe. "Hoje (quinta) o dia trouxe ventos muito bons, mantivemos nossa equipe tranquila e ainda contamos com a sorte. Aproveitamos as folgas de segunda e terça-feira para treinarmos manobras, o que ajudou muito, principalmente para pagarmos uma penalidade e ainda ganharmos a regata", afirmou Chvaicer, comandante do Ginga.  
 
Até os adversários reconheceram a superioridade do Ginga no segundo dia de regatas da HPE 25 em Ilhabela, mas não abrem mão de lutar pelo título. “Nós estamos velejando muito bem, mas o Ginga teve um dia perfeito. Os demais barcos estão com desempenho muito parecido. Ainda faltam cinco regatas e há tempo para evoluirmos. Após o vice no Brasileiro, viemos para vencer”, considerou Henrique Haddad, o Gigante, representante brasileiro na classe 470 nos Jogos Rio 2016 e timoneiro do Fit to Fly na Semana de Vela de Ilhabela. Estão previstas mais cinco provas até sábado.
 
Classe HPE 30 - Com três vitórias em seis regatas o Neptunus lidera a HPE 30, classe derivada da HPE 25. A tripulação de André Mirsky soma sete pontos perdidos, incluindo-se o descarte do pior resultado. A equipe argentina do Phoenix está em segundo lugar, com nove, seguida pelo The Punisher, com 16 pontos. A flotilha conta com cinco embarcações.
 
“Os argentinos estão surpreendendo. Eles velejam em um barco similar em Buenos Aires, o S33, e costumam ganhar muitas regatas. Venceram a primeira prova desta quinta do começo ao fim. Nós conseguimos ganhar a segunda porque largamos muito bem. Teremos de ser agressivos nos dois próximos dias para vencê-los”, declarou o timoneiro do Neptunus, André Mirsky. As primeiras largadas desta sexta-feira, penúltimo dia da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, estão previstas ao meio-dia.  
 
Classificação da HPE 25 após cinco regatas (um descarte)
 
1 – Ginga (Breno Chvaicer) – 6 pontos perdidos
2 – Conquest (Marco Hidalgo) – 17 pp
3 – Fit to Fly (Henrique Hadad) – 17 pp
4 – Bond Girl (Rique Wanderley) – 21 pp
5 – Monivox (Eduardo Antão) – 23 pp
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook