Lars se torna campeão mundial navegando ao lado de seu aluno

Criador e criatura, Lars e Samuel festejam título mundial / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Anualmente o projeto social criado pela família Grael (Lars, Torben, Renata...) revela alguns bons nomes da vela, mas são poucos os que têm a chance de atuar ao lado dos medalhistas olímpicos. Neste domingo, um deles alcançou um novo patamar, ao se tornar campeão mundial da classe Star, na Argentina, velejando ao lado de Lars Grael.
 
Samuel Gonçalves, o novo campeão, começou como aluno do projeto social de Grael, que tem o objetivo inicial de levar o esporte para garotos de comunidades pobres. O projeto ainda acolhe aqueles com penas alternativas a pagar à Justiça, e entra na categoria de trabalho comunitário.
 
“Gostaria de dedicar esse Mundial a Deus, à minha esposa, à minha família e ao Lars e [a esposa de Lars] Renata Grael, que acreditou em mim e me convidou para velejar a seu lado. Muitas pessoas fazem parte desse título, como a equipe do Projeto Grael, que me iniciou na vela'', lembrou Gonçalves.
 
Lars faz um contraponto, no entanto, ao lembrar que seu projeto foi visto com ressalvas e maus olhos no começo. “No início o pessoal de elite dos clubes de iatismo torcia o nariz e dizia, 'mas aí essa gente [das favelas] vai começar a frequentar nossos clubes?'', recorda Lars.
 
Duas vezes medalhista olímpico de bronze, Lars lembra que o projeto, iniciado em 1998, foi resultado de conversas que o velejador teve com seu irmão Torben. “Hoje, até quem torcia o nariz para a ideia pega nossos alunos para compor as tripulações de suas embarcações”, emenda.
 
O cenário, porém, não foi sempre azul. Lars rememora alguns casos que marcaram pela tristeza. “Mas assim como temos alegrias, a gente viveu momentos de muita tristeza também, como quando alunos acabaram enveredando para a criminalidade e foram mortos'', lamenta o velejador.
 
A dupla brasileira foi campeã mundial após terminar a regata final em terceiro lugar. Lars e Samuel se preparam agora para a final da Star Sailors League, disputa com os melhores velejadores do ranking em Nassau, nas Bahamas, no mês de dezembro.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook